InícioPara o seu projetoAs 5 principais etapas de um projeto arquitetônico

As 5 principais etapas de um projeto arquitetônico

A área de arquitetura permite que o profissional trabalhe constantemente com a criatividade e a praticidade. Logo, conhecer as etapas de um projeto arquitetônico é totalmente imprescindível ao conhecimento dele.

Cada uma delas, divididas de maneira estratégica, requer total atenção e comprometimento daquele que se propôs a entregar um resultado único ao cliente, alinhado ao que foi definido no escopo.

Portanto, se você deseja ficar por dentro das características dessas fases importantes, continue conosco e tire todas as suas dúvidas nos tópicos abaixo!

1. Briefing e definição do programa

Essa é com certeza uma das mais importantes etapas de um projeto arquitetônico. Afinal, é nessa fase onde o profissional da área terá a oportunidade de conhecer a fundo os desejos, anseios e expectativas do cliente quanto ao investimento que será feito.

Portanto, prepare um checklist de perguntas, esteja disposto a ouvir atentamente o que ele tem a dizer e sempre se mostre à disposição de esclarecer qualquer dúvida que ele tiver.

Ademais, nem sempre é possível fazer uma reunião presencial com o cliente, a exemplo tivemos a situação com a última pandemia. Nesses casos, o ideal é ter um questionário para ser enviado, o mais completo possível. Ainda, se viável, marcar uma call online.

Entretanto, em tempos normais o mais indicado é conversar pessoalmente com o cliente, para assim elaborar o estudo preliminar.

2. Levantamento (visita ao local)

Esse levantamento de dados permite o conhecimento relacionado a infraestrutura, condições topográficas, vizinhança, metragem e demais informações que deverão estar alinhadas as duas importantes normas da ABNT: NBR 13532 e a NBR 6492.

Priorize o fato de conhecer bem aquela área, em busca de histórico de construções que foram feitos ou estão em andamento no local. É um cuidado que ajudará na sua análise preventiva e fará com que toda equipe trabalhe com total convicção do que é feito.

3. Estudo preliminar

Essa com certeza é uma das etapas de um projeto arquitetônico mais aguardadas pelo profissional da área. É nela o desenvolvimento das soluções que serão apresentadas para o cliente.

Em suma, é a primeira proposta, normalmente apresentada com plantas baixas humanizadas, perspectivas e algumas vistas.

Assim que este estudo preliminar é aprovado pelo cliente, já é possível começar o anteprojeto.

4. Anteprojeto

O anteprojeto de dados já pode ser considerado uma etapa mais técnica,  onde se apresentam os detalhes finos do projeto arquitetônicos, tais como: revestimentos da fachada e dos pisos, tipo de telha, detalhes das portas e esquadrias, cores, entre outros.

Nessa fase, é apresentado através de plantas baixas as especificações individuais de cada ambiente. Além disso, também as plantas de cobertura, cortes, fachadas,  planta de locação no terreno, planta de situação  e uma maquete eletrônica geral.

Depois dos ajustes finais dessa fase, é possível passar para a seguinte: o projeto executivo.

5. Projeto executivo

No projeto executivo deve constar todas as especificações de forma mais aprofundadas e de acordo com as exigências dos órgãos públicos em questão. Inclusive, normalmente é o cliente que fica responsável pelo envio desse projeto à Prefeitura e também pelos pagamentos de taxas e emolumentos legais (caso existam).

Depois da aprovação do cliente e dos demais órgãos, é feito um documento que mostra todos os detalhes para a execução da obra, relacionados a todos os elementos que compõem a concretização do resultado desejado em uma residência ou ambiente corporativo.

Lembrando que a etapa do executivo é o projeto final detalhado minuciosamente, o qual também será enviado ao canteiro de obras de tal forma que o construtor consiga entender e edificar a construção sem a presença constante do arquiteto no local.

Dica importante: esclarecimentos com o cliente

Conhecer as principais etapas de um projeto arquitetônico é sim muito importante para o profissional, que tem a liberdade de adicionar mais processos conforme for o seu trabalho.

Porém, existe um cuidado ainda maior nessa questão que é deixar o mais claro e transparente possível ao cliente quais são as etapas e os detalhes de cada uma delas (duração, o que será feito, como funciona, quais os motivos etc.).

Enfim, quanto mais detalhes, melhor. Afinal, um cliente não tem a obrigação de saber do que se tratam essas etapas e por muitas e muitas vezes não entendem a importância de cada uma delas escalonadas.

Durante a leitura deste artigo você conheceu as etapas de um projeto arquitetônico. Procure executá-las com total precisão e sempre conte com materiais de qualidade para garantir a satisfação do seu cliente.

A QTMOV dispõe de soluções práticas atender o público moveleiro. Visite nosso site e conheça nossos produtos!

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis