28 de dezembro, segunda-feira

As 5 principais etapas de um projeto arquitetônico

arquiteto desenhando as etapas de um projeto arquitetônico

A área de arquitetura permite que o profissional trabalhe constantemente com a criatividade e a praticidade. Logo, conhecer as etapas de um projeto arquitetônico é totalmente imprescindível ao conhecimento dele.

Cada uma delas, divididas de maneira estratégica, requer total atenção e comprometimento daquele que se propôs a entregar um resultado único ao cliente, alinhado ao que foi definido no escopo.

Portanto, se você deseja ficar por dentro das características dessas fases importantes, continue conosco e tire todas as suas dúvidas nos tópicos abaixo!

1. Briefing e definição do programa

Essa é com certeza uma das mais importantes etapas de um projeto arquitetônico. Afinal, é nessa fase onde o profissional da área terá a oportunidade de conhecer a fundo os desejos, anseios e expectativas do cliente quanto ao investimento que será feito.

Portanto, prepare um checklist de perguntas, esteja disposto a ouvir atentamente o que ele tem a dizer e sempre se mostre à disposição de esclarecer qualquer dúvida que ele tiver.

Ademais, nem sempre é possível fazer uma reunião presencial com o cliente, a exemplo tivemos a situação com a última pandemia. Nesses casos, o ideal é ter um questionário para ser enviado, o mais completo possível. Ainda, se viável, marcar uma call online.

Entretanto, em tempos normais o mais indicado é conversar pessoalmente com o cliente, para assim elaborar o estudo preliminar.

2. Levantamento (visita ao local)

Esse levantamento de dados permite o conhecimento relacionado a infraestrutura, condições topográficas, vizinhança, metragem e demais informações que deverão estar alinhadas as duas importantes normas da ABNT: NBR 13532 e a NBR 6492.

Priorize o fato de conhecer bem aquela área, em busca de histórico de construções que foram feitos ou estão em andamento no local. É um cuidado que ajudará na sua análise preventiva e fará com que toda equipe trabalhe com total convicção do que é feito.

3. Estudo preliminar

Essa com certeza é uma das etapas de um projeto arquitetônico mais aguardadas pelo profissional da área. É nela o desenvolvimento das soluções que serão apresentadas para o cliente.

Em suma, é a primeira proposta, normalmente apresentada com plantas baixas humanizadas, perspectivas e algumas vistas.

Assim que este estudo preliminar é aprovado pelo cliente, já é possível começar o anteprojeto.

4. Anteprojeto

O anteprojeto de dados já pode ser considerado uma etapa mais técnica,  onde se apresentam os detalhes finos do projeto arquitetônicos, tais como: revestimentos da fachada e dos pisos, tipo de telha, detalhes das portas e esquadrias, cores, entre outros.

Nessa fase, é apresentado através de plantas baixas as especificações individuais de cada ambiente. Além disso, também as plantas de cobertura, cortes, fachadas,  planta de locação no terreno, planta de situação  e uma maquete eletrônica geral.

Depois dos ajustes finais dessa fase, é possível passar para a seguinte: o projeto executivo.

5. Projeto executivo

No projeto executivo deve constar todas as especificações de forma mais aprofundadas e de acordo com as exigências dos órgãos públicos em questão. Inclusive, normalmente é o cliente que fica responsável pelo envio desse projeto à Prefeitura e também pelos pagamentos de taxas e emolumentos legais (caso existam).

Depois da aprovação do cliente e dos demais órgãos, é feito um documento que mostra todos os detalhes para a execução da obra, relacionados a todos os elementos que compõem a concretização do resultado desejado em uma residência ou ambiente corporativo.

Lembrando que a etapa do executivo é o projeto final detalhado minuciosamente, o qual também será enviado ao canteiro de obras de tal forma que o construtor consiga entender e edificar a construção sem a presença constante do arquiteto no local.

Dica importante: esclarecimentos com o cliente

Conhecer as principais etapas de um projeto arquitetônico é sim muito importante para o profissional, que tem a liberdade de adicionar mais processos conforme for o seu trabalho.

Porém, existe um cuidado ainda maior nessa questão que é deixar o mais claro e transparente possível ao cliente quais são as etapas e os detalhes de cada uma delas (duração, o que será feito, como funciona, quais os motivos etc.).

Enfim, quanto mais detalhes, melhor. Afinal, um cliente não tem a obrigação de saber do que se tratam essas etapas e por muitas e muitas vezes não entendem a importância de cada uma delas escalonadas.

Durante a leitura deste artigo você conheceu as etapas de um projeto arquitetônico. Procure executá-las com total precisão e sempre conte com materiais de qualidade para garantir a satisfação do seu cliente.

A QTMOV dispõe de soluções práticas atender o público moveleiro. Visite nosso site e conheça nossos produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *