25 de janeiro, segunda-feira

O que é BIM? Qual a importância para os arquitetos?

o que é bim

A tecnologia tem ajudado empresas de diferentes segmentos a melhorar a performance dos colaboradores e oferecer soluções mais práticas nas etapas de um projeto. Na arquitetura não é diferente. Afinal, ao entender o que é BIM, o profissional comprova a grande importância que ela tem nos dias de hoje.

Muitos ainda são resistentes ao uso de ferramentas ou ao auxílio de certos recursos tecnológicos. No entanto, o mercado sempre apresenta constantes mudanças e é necessário se adequar ao que ele propõe para manter o seu diferencial competitivo diante dele.

Se você ainda não conhece o termo, não se preocupe! Nos tópicos abaixo você terá a oportunidade de expandir seu conhecimento sobre o assunto e tirar suas dúvidas quanto ao tema.

O que é BIM

O Building Information Modeling – BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem na Informação da Construção), é a evolução da utilização de programas 2D para 3D, na elaboração de projetos.

É conhecido por ser um modelo virtual para que arquitetos, engenheiros e projetistas, possam realizar a modelagem e conduzir um bom gerenciamento de cada etapa das obras que farão.

Essa metodologia, que tem contribuído positivamente para a alta performance de vários projetos, foi criada por Charles Eastman, um americano que dedicou boa parte da sua vida a oferecer soluções práticas aos profissionais da área de engenharia e arquitetura.

Devido a importância conquistada nesses segmentos, o uso de BIM passará a ser obrigatório em projetos públicos, medida que valerá a partir de 2021. Vale lembrar que tal tecnologia foi regulamentada em 2006 pela ABNT.

Como os arquitetos, engenheiros e projetistas se beneficiam

Nós falamos muito em soluções tecnológicas nos últimos meses por ser um tema em alta em qualquer segmento de mercado. Inclusive, indicamos a leitura sobre tecnologia no ambiente corporativo para você ficar por dentro do que vem aí!

Voltando… quem trabalha em equipe sabe que é necessário contar com os esforços de todos os membros e manter as expectativas alinhadas para o time estar sempre focado na otimização de resultados e em constante cooperação.

As soluções tecnológicas são responsáveis por mudanças positivas dentro de um ambiente de trabalho e o BIM intensifica ainda mais essa proposta. Além da implantação dessa metodologia permitir uma redução de custos, a produtividade crescerá devido à interação com os recursos tecnológicos; pois existe o cruzamento de projetos, eliminando ou diminuindo os erros.

É uma medida que garante a rapidez nas etapas do projeto, a construção de um plano de comunicação mais eficiente, um índice menor de alterações e a presença da qualidade constantemente nas prestações dos serviços.

Como o meio ambiente se beneficia dessa tecnologia

A sustentabilidade é um tema muito explorado devido a importância do ser humano repensar hábitos e tentar compreender a situação em que o mundo se encontra. É interessante, além de conhecer o que é BIM, focar em soluções sustentáveis.

Com a adoção dessa metodologia o arquiteto poderá colaborar na redução de impacto ambiental e fazer uma análise preventiva a fim de identificar riscos e prevenir certas atitudes que causam malefícios ao meio ambiente.

Além de eliminar possíveis erros que possam utilizar de forma desnecessária, materiais seriam descartados no meio ambiente.

O uso do BIM traz grande qualidade aos projetos elaborados por escritórios de arquitetura, de engenharia e dos demais projetistas, pois permite aos desenvolvedores avaliarem os materiais utilizados na construção, escolhendo as melhores opções e prevenindo problemas estruturais que poderiam resultar em prejuízos financeiros.

Softwares mais usados

Agora que você já sabe o que é BIM e as vantagens que ele traz, é necessário escolher um software para implantar essa tecnologia e já se acostumar com ela no seu dia a dia.

Atualmente contamos com variadas opções: Think Project, Synchro Pro, Vico 4D BIM Scheduling, Zutec, entre outros. No entanto, os mais utilizados são o REVIT e o QI BUILDER. O REVIT, é um software da Autodesk, (Dona também do AUTOCAD, sendo o REVIT seu sucessor), conhecido mundialmente e que permite a modelagem 3D. Tanto os profissionais da área de engenharia quanto os de arquitetura e outros, se beneficiaram com a ajuda desta ferramenta.

O QI BUILDER, é um software de alto QI, muito utilizado pelos arquitetos, engenheiros e projetistas.

Depois desse resumo sobre o que é BIM, você ficou animado para ver o mercado aderindo a ela? A metodologia colabora não só para o sucesso dos seus projetos, mas para o trabalho integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *