InícioDesignO que é BIM? Qual a importância para os arquitetos?

O que é BIM? Qual a importância para os arquitetos?

A tecnologia tem ajudado empresas de diferentes segmentos a melhorar a performance dos colaboradores e oferecer soluções mais práticas nas etapas de um projeto. Na arquitetura não é diferente. Afinal, ao entender o que é BIM, o profissional comprova a grande importância que ela tem nos dias de hoje.

Muitos ainda são resistentes ao uso de ferramentas ou ao auxílio de certos recursos tecnológicos. No entanto, o mercado sempre apresenta constantes mudanças e é necessário se adequar ao que ele propõe para manter o seu diferencial competitivo diante dele.

Se você ainda não conhece o termo, não se preocupe! Nos tópicos abaixo você terá a oportunidade de expandir seu conhecimento sobre o assunto e tirar suas dúvidas quanto ao tema.

O que é BIM

O Building Information Modeling – BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem na Informação da Construção), é a evolução da utilização de programas 2D para 3D, na elaboração de projetos.

É conhecido por ser um modelo virtual para que arquitetos, engenheiros e projetistas, possam realizar a modelagem e conduzir um bom gerenciamento de cada etapa das obras que farão.

Essa metodologia, que tem contribuído positivamente para a alta performance de vários projetos, foi criada por Charles Eastman, um americano que dedicou boa parte da sua vida a oferecer soluções práticas aos profissionais da área de engenharia e arquitetura.

Devido a importância conquistada nesses segmentos, o uso de BIM passará a ser obrigatório em projetos públicos, medida que valerá a partir de 2021. Vale lembrar que tal tecnologia foi regulamentada em 2006 pela ABNT.

Como os arquitetos, engenheiros e projetistas se beneficiam

Nós falamos muito em soluções tecnológicas nos últimos meses por ser um tema em alta em qualquer segmento de mercado. Inclusive, indicamos a leitura sobre tecnologia no ambiente corporativo para você ficar por dentro do que vem aí!

Voltando… quem trabalha em equipe sabe que é necessário contar com os esforços de todos os membros e manter as expectativas alinhadas para o time estar sempre focado na otimização de resultados e em constante cooperação.

As soluções tecnológicas são responsáveis por mudanças positivas dentro de um ambiente de trabalho e o BIM intensifica ainda mais essa proposta. Além da implantação dessa metodologia permitir uma redução de custos, a produtividade crescerá devido à interação com os recursos tecnológicos; pois existe o cruzamento de projetos, eliminando ou diminuindo os erros.

É uma medida que garante a rapidez nas etapas do projeto, a construção de um plano de comunicação mais eficiente, um índice menor de alterações e a presença da qualidade constantemente nas prestações dos serviços.

Como o meio ambiente se beneficia dessa tecnologia

A sustentabilidade é um tema muito explorado devido a importância do ser humano repensar hábitos e tentar compreender a situação em que o mundo se encontra. É interessante, além de conhecer o que é BIM, focar em soluções sustentáveis.

Com a adoção dessa metodologia o arquiteto poderá colaborar na redução de impacto ambiental e fazer uma análise preventiva a fim de identificar riscos e prevenir certas atitudes que causam malefícios ao meio ambiente.

Além de eliminar possíveis erros que possam utilizar de forma desnecessária, materiais seriam descartados no meio ambiente.

O uso do BIM traz grande qualidade aos projetos elaborados por escritórios de arquitetura, de engenharia e dos demais projetistas, pois permite aos desenvolvedores avaliarem os materiais utilizados na construção, escolhendo as melhores opções e prevenindo problemas estruturais que poderiam resultar em prejuízos financeiros.

Softwares mais usados

Agora que você já sabe o que é BIM e as vantagens que ele traz, é necessário escolher um software para implantar essa tecnologia e já se acostumar com ela no seu dia a dia.

Atualmente contamos com variadas opções: Think Project, Synchro Pro, Vico 4D BIM Scheduling, Zutec, entre outros. No entanto, os mais utilizados são o REVIT e o QI BUILDER. O REVIT, é um software da Autodesk, (Dona também do AUTOCAD, sendo o REVIT seu sucessor), conhecido mundialmente e que permite a modelagem 3D. Tanto os profissionais da área de engenharia quanto os de arquitetura e outros, se beneficiaram com a ajuda desta ferramenta.

O QI BUILDER, é um software de alto QI, muito utilizado pelos arquitetos, engenheiros e projetistas.

Depois desse resumo sobre o que é BIM, você ficou animado para ver o mercado aderindo a ela? A metodologia colabora não só para o sucesso dos seus projetos, mas para o trabalho integrado.

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis