InícioDesignMóveis nascidos de linhas curvas: O lado menos conhecido de Oscar Niemeyer.

Móveis nascidos de linhas curvas: O lado menos conhecido de Oscar Niemeyer.

 

O grande público talvez não saiba, mas o legado do mestre do modernismo, Oscar Niemeyer, não se resume apenas à arquitetura. A exposição “Oscar Niemeyer: Souvenirs d’une France” em Paris, mostra isso, homenageando o lado menos conhecido do arquiteto: a criação de mobiliário.

Com curadoria de Danniel Rangel, a mostra reúne 12 dos móveis mais representativos da obra de Niemeyer, incluindo peças raras como duas poltronas projetadas para a sede do jornal L’Humanité, tambem projetada pelo brasileiro em 1987. Utilizando materiais como madeira prensada ou lâminas de aço, os móveis reproduzem as linhas curvas que marcam a obra do arquiteto. “Os móveis refletem a arquitetura e o gênio de Niemeyer”, disse Rangel, que percorreu diversos países durante os últimos dois anos para reunir as obras expostas.

As peças, selecionadas junto a colecionadores no Brasil, França e Japão, são na sua maioria da década de 1970 e produzidas em edições limitadas. Peças exclusivas como a chaise longue “Rio”, com valor estimado em cerca de R$ 140 mil.

A exposição, que também mostra alguns desenhos do arquiteto e fotografias de suas obras realizadas pelo francês Matthieu Salvaing, pode ser visitada até o dia 5 de janeiro de 2013, na Galerie Downtown, em Paris e tem um caráter todo especial, tanto por estrear na França – onde o arquiteto lançou sua primeira linha de móveis em 71- como por prestar homenagem à Oscar, que faleceu no último dia 05 de dezembro, aos 104 anos.

Fig.1: “Chaise longue Rio”, de Niemeyer; Fig.2: Croquis do arquiteto; Fig.3: “Mesa Redonda”, de Niemeyer. (imagens de divulgação)

 

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis