InícioCozinhas PlanejadasPode pôr tomada perto do fogão?

Pode pôr tomada perto do fogão?

Pôr uma tomada perto do fogão pode trazer mais praticidade à cozinha, mas a relação entre fogo e eletricidade pode não ser funcional e nem segura, por isso, esse tipo de instalação exige maior atenção e muito cuidado.

Não existem dúvidas que a cozinha, seja ela residencial ou de empresas e restaurantes, é um dos ambientes que mais precisa de dispositivos para possibilitar a conexão dos inúmeros aparelhos elétricos à rede de energia.

Afinal, máquina de lavar louça, geladeira, freezer, micro-ondas, panelas elétricas, processadores, liquidificadores, batedeira, cafeteira, purificador de água e fogão, e muitos outros eletrodomésticos, necessitam da eletricidade para funcionarem.

Por outro lado, segundo publicação do Portal da Arquitetura, Engenharia e Construção (AECWeb), problemas com eletricidade são as principais causas de incêndios no Brasil e eles acontecem porque a instalação, inclusive as do fogão e forno, não receberam a devida atenção.

Afinal, tem problema pôr a tomada perto do fogão? Continue a leitura e confira.

Pode instalar tomada perto do fogão?

Pode, mas seguindo alguns cuidados. Assim como não é recomendado ter uma instalação perto da pia ou regiões úmidas, a tomada também deve estar posicionada a uma distância segura do calor irradiado por tal eletrodoméstico.  

Onde deve ficar a tomada do fogão?

A NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão estabelece os critérios que devem ser seguidos no que se refere à proteção das instalações elétricas de baixa tensão.

Suas diretrizes visam garantir:

  • a segurança das pessoas e dos animais, 
  • o funcionamento correto e adequado das instalações,
  • a segurança e a conservação da estrutura.

Entre as suas normativas estão especificadas as regras para a colocação de tomadas de uso geral, em edificações prediais, residenciais e comerciais, sendo um verdadeiro roteiro tanto para o projetista como para o eletricista, especialmente na hora de planejar e executar a instalação elétrica dos ambientes.

Em relação à instalação de tomada próxima ao fogão, ela sempre deve ser instalada à esquerda do equipamento, quando você está de frente para ele, em altura média.  

Lembre-se que instalada atrás ou próxima do fogão, ela está sujeita a pegar o calor das chamas ou do forno, podendo ficar aquecida excessivamente. 

Para instalação em bancada onde exista um cooktop ou fogão se recomenda uma distância de 60 cm.   

Dicas bônus – como organizar o projeto elétrico de uma cozinha? 

Em um projeto de reforma ou construção, é essencial planejar a colocação de uma quantidade de tomadas que atenda toda a necessidade dos usuários, instalando-as em pontos funcionais e seguros da cozinha, ou seja, longe do contato da água e distante do fogão.

Em relação à tomada que irá gerar energia para o fogão, sempre que houver a possibilidade, uma boa dica é embuti-la no gabinete onde vai ser instalado o equipamento, preferencialmente embaixo da pedra. 

Porém, em casos de problemas na tomada ou fiação, a manutenção não é tão prática.

Caso no seu imóvel já tenha uma tomada perto do fogão, o ideal é redirecioná-la ou eliminá-la. 

Agora se a sua cozinha não tem o número de tomadas que você deseja, uma solução inteligente, funcional, barata e versátil para quem deseja praticidade e segurança no dia a dia, sem comprometer a estética do ambiente, é a torre de tomada retrátil.

Ela resolve o seu problema de falta de tomadas, mas sem alterar a sua decoração, pelo contrário, o seu design moderno garante inovação na sua bancada.

Por ser retrátil, as tomadas ficam à mostra somente quando estão em uso, caso contrário, elas permanecem guardadas discretamente na sua bancada.

A torre de tomadas retrátil é um jeito fácil e elegante, inteligente e funcional de você ter o número desejado de tomadas na sua cozinha.

Agora que você sabe que não deve ter uma tomada perto do fogão, que tal continuar no nosso blog para e conferir algumas dicas sobre como escolher e instalar a torre de tomada para pia?

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis