Na hora de planejar um ambiente, seja ele residencial ou corporativo, a escolha das tomadas, muitas vezes, acaba sendo um processo engessado e pouco inovador. No entanto, erros nessa etapa podem gerar grandes dores de cabeça no futuro.
Para evitar problemas como a falta de praticidade e dificuldades na instalação, vamos falar sobre os três erros mais comuns na escolha de tomadas em projetos e como evitá-los.
Erro 1: colocar tomadas somente nas paredes
O primeiro erro clássico é distribuir as tomadas apenas nas paredes.
Apesar de parecer uma escolha óbvia, essa decisão pode limitar a funcionalidade do ambiente. Felizmente, existem soluções inteligentes que trazem mais praticidade e organização:
Como EVITAR esse erro: use tomadas em móveis
Embutir tomadas diretamente em móveis, como escrivaninhas, mesas de reunião e bancadas, é uma ótima maneira de otimizar espaço e facilitar o acesso à energia.
Nesse caso, as soluções mais procuradas são as torres de tomadas (mais versáteis para tipos diferentes de ambientes) e as caixas de tomadas ou réguas de tomadas (mais usadas em escritórios).
Além disso, há opções mais direcionadas a fabricantes de móveis e projetistas de planejados, como a Linha 8 em 1, que permite personalizar a disposição das tomadas com uma única furação padronizada, tornando a instalação rápida e eficiente.
Como EVITAR esse erro: use tomadas de sobrepor
Se o ambiente já está pronto mas você quer sugerir itens úteis para o ambiente, sem quebrar a parede para instalar novas tomadas, as versões de sobrepor são ótimas alternativas.
Elas dispensam instalação e garantem uma solução rápida e funcional.
Como EVITAR esse erro: use tomadas de piso
Para quem deseja evitar fios aparentes e ainda ter acesso prático à eletricidade, as caixas de tomadas de piso são uma excelente escolha.
Elas podem ser instaladas em diferentes tipos de piso e possuem modelos com acabamento discreto e seguro para qualquer ambiente.
Erro 2: optar somente por tomadas convencionais
Outro erro comum é apostar apenas nas tomadas convencionais e esquecer das soluções inovadoras que tornam os ambientes mais práticos e tecnológicos.
Abaixo, trouxemos algumas opções que podem transformar seus projetos:
Como EVITAR esse erro: use um trilho de energia
Os Trilhos de Energia da Linha Power Track, por exemplo, são soluções modulares e que permitem personalizar a distribuição de energia com tomadas e USBs, de forma prática e intuitiva.
Além disso, ele pode ser embutido ou sobreposto, garantindo flexibilidade para diversos ambientes.
Como EVITAR esse erro: use mais tomadas inteligentes
As torres de tomada inteligentes são outra opção moderna e funcional.
Elas podem ser instaladas em cozinhas, escritórios e áreas de trabalho, oferecendo tomadas convencionais e USBs, controladas remotamente por aplicativo ou assistente virtual.
Erro 3: não usar as soluções híbridas
Com a quantidade de dispositivos eletrônicos que usamos no dia a dia, não faz sentido depender apenas de tomadas tradicionais.
Soluções híbridas combinam diferentes tipos de conectividade e podem tornar os espaços muito mais práticos. Olha só:
Como EVITAR esse erro: use tomadas + USBs + indução
Todos sabemos que um dos hábitos mais comuns é carregar celulares, tablets e outros dispositivos diretamente via USB.
Por isso, escolher soluções que tragam os dois tipos de conectividade elétrica, nos móveis ou nas paredes, evita o uso de adaptadores e facilita o carregamento.
Já os carregadores por indução são ótimos exemplos de tecnologia que agrega valor aos projetos. Discretos e compactos, eles podem ser embutidos em móveis ou usado como acessório portátil, permitindo carregar smartphones compatíveis, sem precisar de cabos.
Pensar nessas alternativas na hora de planejar seu projeto faz toda a diferença!
Além de tornar os ambientes mais práticos e organizados, essas soluções aumentam o valor dos imóveis e garantem mais conforto no dia a dia.