Para saber qual material você deve utilizar em seu projeto, primeiro precisa saber as vantagens e desvantagens de cada um deles. E a QT MOV vai lhe ajudar a decidir, juntamos algumas das principais características de cada material, para que você possa determinar qual deles se encaixa melhor no seu projeto.
MDF: A sigla em português significa placa de fibra de média densidade. Ela tem por matéria-prima partículas desfibradas com média densidade feitas em madeira de eucalipito, provinda de reflorestamento e misturada com resina sintética termofixada.
O MDF possui uma boa resistência a água, tem boa durabilidade, não absorve grande quantidade de tinta e ainda é maleável. O que o torna perfeito para fazer acabamento de móveis, principalmente os arredondados.
Uma das desvantagens do MDF é o seu peso, é uma madeira extremamente pesada, uma única folha de 0,63 cm de espessura pesa cerca de 45 kg. Outra desvantagen é que seu material tende a se partir, então não é aconselhável furos próximos a borda.
MDP: Sua sigla em português significa painel de partículas de média densidade. Também é composto pela mesma madeira de reflorestamento, mas é feito em fibras e não em partículas e sua disposição é aplicada em camadas, oferecendo uma maior resistência e até isolamento acústico.
O MDP é mais indicado para a produção de peças com cortes em linha reta, por não ser maleável como o MDF. Ele oferece maior resistência na fixação de parafusos, seu material é mais leve e menos suscetível ao empenamento.
Algumas de suas desvantagens é que ele absorve muita tinta e que por levar micropartículas em sua composição, não pode receber usinagens e entalhes profundos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada material, pode escolher com segurança o que melhor se adequar as suas necessidades. E não esqueça que para todos os tipos de móveis, a QT MOV tem soluções práticas para você.
Acesse nosso catálogo de produtos: https://qtmov.com.br/catalogo