A sobrecarga elétrica nem sempre acontece por problemas estruturais internos, como fiações antigas, disjuntores com baixa potência, entre outros. Por muitas vezes, o problema está nos próprios hábitos que temos ao ligar os aparelhos, veja os dois principais:
1 – Muitos adaptadores em uma mesma tomada
Com o novo formato de trabalho em casa, o home office, ficou ainda mais comum as “gambiarras” para trabalhar, justamente por serem ambientes que antes não estavam preparados para receber tantos equipamentos ligados ao mesmo tempo.
Ou seja, escritórios com pouca disponibilidade de tomadas, o que força as pessoas a colocarem extensões e adaptadores para conseguirem ligar tudo o que precisam. Em outras palavras, o famoso “ninho” de conexões.
Felizmente, os consumidores estão cada vez mais conscientes de que essa prática pode ser um perigo por conta da sobrecarga elétrica, que pode queimar circuitos, aparelhos e, no pior dos casos, pode até causar incêndios.
Então, a busca por soluções seguras e mais robustas está mais em alta — um forte motivo para, se você for revendedor, ter mais soluções QTMOV em seu catálogo de vendas.
Assim como a procura por arquitetos, designers e projetistas de móveis. A necessidade é criar um ambiente melhor de trabalho em casa e já solucionar o problema com tomadas e demais conectores — motivo para, se você é um desses profissionais, ter as soluções QTMOV para agregar em seus projetos.
Sendo assim, a melhor dica que temos é sobre um jeito prático de resolver a sobrecarga elétrica, através do uso de torre de tomadas e USBs e/ou caixas embutidas.
Qualquer móvel, não só no home office, podem receber a instalação dessas soluções — mesas, bancadas, estofados, entre outros. Dessa forma, dispensamos obras para a instalação de mais pontos de tomadas, tornamos o uso mais seguro e a mobília mais elegante e moderna.
2 – Uso de plugues 20A em tomadas 10A
Outro hábito que acaba sendo recorrente é ligar plugue 20A em tomadas que foram feitas para receber o tipo 10A.
Em outras palavras, sabe aqueles aparelhos que você percebe que os pinos do plugue são mais grossos que o normal? Eles foram feitos para serem ligados em tomadas 20A, que foram feitas para passar uma maior potência.
Há uma situação ainda pior: quando ligam vários aparelhos 20A em um adaptador de 10A.
Então, para evitar sobrecarga elétrica nesses casos, se atente as capacidades:
- Capacidade das tomadas 10A: para 127V, a potência máxima permitida é de 1.270W (10A x 127V = 1.270W). E para 220V, a potência máxima permitida é de 2.200W (10A x 220V = 2.200W).
- Capacidade das tomadas 20A: para 127V, a potência máxima é de 2.540W (20A x 127V = 2.540W). E para 220V, a potência máxima é de 4.400 W (20A x 220V = 4.400W).
Na QTMOV, você encontra soluções tanto com opções de tomadas 10A quanto 20A, para evitar qualquer problema para o usuário e facilitar o seu dia a dia.
Orçamentos
Gostou dos produtos que ilustramos esse post? Então, entre em nosso site, conheça o nosso catálogo online de soluções para móveis (tomadas, USBs e outros conectores) e chame a nossa equipe no WhatsApp para solicitar um orçamento gratuito!