Uma indecisão bem comum durante um projeto é qual tomada escolher para bancada de cozinha. Afinal, é um dos ambientes mais usados no dia a dia, por isso, além de bonito, ele precisa ser prático e funcional.
Pensando em você, que está desenvolvendo seu projeto de decoração e mobília para cozinhas, segue esse guia com dicas úteis e objetivas para a sua tomada de decisão:
Com ou sem USB?
A primeira pergunta a se fazer é sobre as necessidades dos usuários da cozinha. É preciso somente tomadas, mesmo? Ou encontrar uma solução híbrida, com UBSs e tomadas, é o ideal?
Isso porque, com o uso frequente de smartphones e outros dispositivos, pode ser que as pessoas em questão gostem da ideia de ter USBs disponíveis na cozinha. Por exemplo, deixar o celular carregado enquanto cozinham, sem depender do adaptador toda a vez.
Abaixo, um exemplo aplicado para você ver como fica interessante uma solução desse tipo. No caso, estamos mostrando as torres de tomadas, que também podem ser configuradas com USB:
Tomada 10A ou 20A?
Outro cuidado na hora de escolher tomada para bancada de cozinha é com a potência dela. Em suma, existem dois tipos: 10A e 20A. Na prática, alguns aparelhos exigem mais potência para o seu funcionamento, como cafeteira, micro-ondas, forno elétrico, cooktops, entre outros.
Sendo assim, se algum eletrodoméstico ou eletroportátil precisa ser ligado na bancada, o ideal é escolher tomadas 20A. Elas têm a capacidade reforçada e isso é notável visualmente, já que os plugs e pinos nesta configuração são mais grossos quando comparados aos de 10A.
👉 Cuidado: não confunda tomadas 10A e 20A com voltagem 110 e 220. São conceitos totalmente diferentes e você pode conferir em mais detalhes lendo o guia que criamos sobre o assunto.
É melhor um totem ou outra solução?
Bom, os totens de tomada são sinônimos das torres, que citamos anteriormente. Porém, além deles, existem outras soluções que também são interessantes para colocar em uma bancada: o Sonic Tec, o Emoji Tec e outras soluções.
Nesse caso, o que vai ditar a sua decisão é a necessidade de uso dos usuários da cozinha. Por exemplo, se for preciso mais que duas tomadas, soluções como os totens e réguas são a melhor opção.
Outro ponto é a estética em si. Como os totens de tomada são retráteis, ou seja, podem ser “escondidos” se não estiverem em uso, acabam caindo no gosto de muitos designers e arquitetos pela elegância e praticidade.
Trilhos de energia também são uma opção
Na hora de pensar em um ambiente funcional e moderno, a escolha das tomadas e trilhos de energia para a cozinha faz toda a diferença. Isso porque eles trazem mais flexibilidade e organização para o espaço, já que é possível montar a configuração da forma que quiser e mudar a qualquer momento também.
Por isso, os trilhos de energia vêm ganhando destaque como uma alternativa prática, bonita e personalizável. Abaixo, vamos mostrar duas opções para instalar na bancada da cozinha: o trilho de energia embutido e o trilho de energia sobreposto na parede.
Trilho de energia para embutir na bancada da cozinha
Os trilhos de energia embutidos na bancada são uma opção interessante para projetos de móveis planejados, já que é uma forma discreta e elegante de incluir conectividade no próprio móvel, sem ficar aparente.
Na prática, esse tipo de instalação permite que você encaixe os módulos, como tomadas e entradas USB, direto na superfície da bancada, deixando tudo mais prático e sem precisar de tomadas visíveis na parede.
Com o trilho embutido, o usuário pode montar a configuração de conexões que desejar em sua cozinha, entre tomadas e USBs.
Ou seja, é uma forma de melhorar a usabilidade de uma cozinha, porque é possível adaptar o trilho conforme o eletrodoméstico que vai usar, como liquidificadores, batedeiras ou cafeteiras, sem precisar de vários adaptadores ou extensões.
Outra vantagem é o visual clean e organizado que o trilho embutido proporciona. Dá para mover os módulos ao longo do trilho, o que é ótimo para cozinhas com bancadas multifuncionais.
Trilho de energia para sobrepor na parede da bancada
Já os trilhos de energia sobrepostos na parede são uma opção para projetos onde a ideia é evitar cortes ou mudanças na bancada. Além disso, também, para aqueles que desejam adicionar a iluminação na personalização.
Nesses casos, o trilho é instalado diretamente na parede, perto da área útil da bancada, garantindo fácil acesso a várias tomadas. É a solução perfeita para adicionar conectividade com praticidade na instalação, sem perder o toque moderno e funcional.
Assim como os trilhos embutidos, os trilhos sobrepostos também são personalizáveis com módulos de tomadas, USBs e até mesmo luminárias, ajustando tudo conforme a sua necessidade para o uso diário de eletrodomésticos e eletrônicos.
Uma outra vantagem dos trilhos sobrepostos é a facilidade de manutenção e troca dos módulos. Como eles ficam expostos, é muito simples remover ou substituir qualquer peça, sem precisar mexer na bancada ou na parede.
E o design moderno desses trilhos ainda dá um toque tecnológico e sofisticado para a cozinha, deixando o ambiente com um visual mais clean e atualizado.
Seja no modelo embutido ou sobreposto, os trilhos de energia trazem mais praticidade e modernidade para a cozinha. Eles tornam o espaço mais versátil e funcional, com opções que se ajustam tanto ao estilo quanto às necessidades do dia a dia, garantindo um ambiente eficiente.
Dicas extras
Outros detalhes que você pode se atentar na hora da escolha, são: as cores, pois temos tanto soluções em tons neutros quanto as coloridas; e o que o seu cliente parece gostar mais, pois para todos os nossos produtos, temos exemplos aplicados em imagens para usar de referência.
Para ter acesso a elas, basta você ver o nosso site, catálogo ou Instagram!
Além disso, temos diversos conteúdos voltados a projetos de cozinha aqui no blog, vale a pena dar uma olhadinha também, muitas vezes eles podem ser usados como referências para projetos, também.