Já é passado o pensamento de que a produtividade das pessoas está relacionada somente ao indivíduo e seus cuidados. O espaço em que as pessoas convivem diariamente precisa estimular o bem-estar, que consequentemente aumenta a vontade de querer fazer mais e melhor. Certo, mas o que isso tem a ver sobre como projetar uma área de convivência?
Bom, nesses espaços de troca entre os colaboradores é onde eles farão pausas, reuniões e outros momentos de troca. Por isso, o ambiente precisa estar adaptado para fornecer mais do que conforto, mas também conectividade.
Abaixo, veja algumas dicas de como unir o melhor dos dois mundos em um só projeto!
Conheça o público e entenda as necessidades
Como o próprio nome já demonstra, uma área de convivência vai receber pessoas de todos os tipos. Logo, ela precisa atender a mais de um tipo de necessidades e preferências. Aqui, mais do que nunca, cabe um estudo de público para entender quem são as pessoas que vão utilizar o espaço e como conquistá-las.
Portanto, ao planejar o projeto da área de convivência, converse com os responsáveis por conduzir aquele ambiente corporativo. Como consequência, você terá acesso às informações que revelam gostos, costumes e demais aspectos daquelas pessoas que frequentam aquele local. Lembre-se: é um espaço onde todos devem se sentir valorizados e à vontade.
Priorize a criação de um ambiente confortável e aconchegante
Para que ideias sejam desenvolvidas e insights sejam obtidos, o indivíduo precisa estar diante de um ambiente que favoreça tais ocasiões. A área de convivência é um local totalmente propício a isso. Acolher ideias e explorá-las faz com que uma equipe se desenvolva e obtenha uma confiança mútua.
Portanto, uma dica bem importante é disponibilizar mais de um “meio” de descanso. Poltronas, sofás, banquetas, puffs…cada pessoa tem o seu jeitinho de aproveitar o tempo de pausa.
Além do descanso, a área de convivência também serve para almoços e lanches. Logo, pensar nesse tipo de mobília também facilita o dia a dia no ambiente.
Conexão por meio de móveis personalizados e funcionais
É interessante perceber que a área de convivência é um espaço que vai além das refeições e das pausas no horário de expediente. Nela há sempre uma possibilidade de se conectar com as pessoas, dar uma olhadinha nas redes sociais e até trocar uma ideia com outros profissionais.
Para isso, os computadores, smartphones e demais dispositivos móveis são os companheiros de todo trabalhador. Por esse motivo, quando falamos em móveis funcionais, pensamos na melhor forma de conectar o usuário e seus dispositivos ao ambiente.
Eles trazem mais tecnologia e inovação ao ambiente corporativo. Hoje em dia, os móveis com opção de carregamento de celular são muito valorizados, por exemplo. Assim como as réguas rotativas para mesas, os totens e caixas de mesa que dividem entre entradas de tomadas ou USB.
Foque nas soluções apresentadas e ajude um ambiente corporativo a estar preparado para o futuro!
Para complementar as dicas do seu projeto, também falamos aqui no blog sobre a sala de reunião: o que faz a diferença no seu projeto decorativo corporativo. Confira!