InícioPara o seu projetoAltura de tomadas e interruptores: qual a medida ideal?

Altura de tomadas e interruptores: qual a medida ideal?

O planejamento de um ambiente envolve vários cuidados com as instalações elétricas. Entre elas, a correta altura de tomadas e interruptores. Existe uma altura padrão, definida pela ABNT, que garante que o acesso a esses pontos sejam mais funcionais em um ambiente. São essas medidas que iremos mostrar hoje!

Além disso, também mostraremos as posições ideais de tomadas e interruptores para ter em cada cômodo da casa e a tendência de colocar conectores na própria mobília.

A Norma NBR 5410 e a altura das tomadas

No intuito de garantir a segurança e qualidade nas instalações elétricas, foi criada a Norma NBR 5410. Ela diminui os riscos contra choques e sobretensões. Como padrão, canteiros de obras, áreas de campings, instalações temporárias e áreas descobertas devem seguir tais condições e regras estabelecidas pela ABNT em 2004.

Portanto, é interessante ir de acordo com o dimensionamento das tomadas. Ela explica serem necessários 3,5 metros a cada parede para a distribuição, fios de 1,5 mm² e preferencialmente um aterramento TT. Caso contrário, pode-se optar pelo TN-S ou TN-C.

Os três tipos indicados de altura tomadas

A Norma NBR 5410 determina três tipos indicados de altura tomadas medidas a partir do chão:

  • baixa: deve ser instalada ao atingir 30 cm;
  • média: entre 120 cm a 130 cm;
  • alta: chega até 225 cm.

Geralmente, a definição das tomadas é feita depois que o arquiteto e o design de interiores apresenta o projeto de cada ambiente de uma residência ou espaço corporativo. Isso porque é mais assertivo a definição após visualizar onde ficarão os móveis e eletrônicos.

Por exemplo: onde sabemos que irá ficar uma cômoda no quarto, o ideal é que a tomada fique acima dela, para não ser escondida pelo móvel. Ou seja, a altura média pode ser a mais indicada nesse caso.

A altura ideal para cada cômodo

Para uma sala de estar, determine os lugares delas pensando na posição das luminárias, TV e aparelhos de som. Já nos quartos, prefira em pontos próximos da cama, mesas de apoio ou de cabeceira. Caso tenha um escritório, perto da mesa de reunião, espaço do coffee ou armários.

Quanto à cozinha, opte sempre pela instalação acima das bancadas. Pense no local do microondas, forno, fogão e coifa. Se o local tiver uma área externa, é interessante conferir os hábitos daquele moderador. Por exemplo, uso de sons móveis, massageadores para pés e outros aparelhos que precisam de energia.

A tendência das tomadas embutidas em móveis

Certo, tomadas e interruptores definidos no projeto. Mas, o que acontece se as pessoas que vão viver ou utilizar um espaço quiserem mudar a mobília do lugar? Pois é, essa situação é muito recorrente e a mudança de um sofá ou um armário pode sim inutilizar, principalmente, tomadas.

Isso porque os interruptores costumam ficar ao lado de portas, na altura de uma pessoa, quase impossível colocar um móvel ou objeto por ali que vá atrapalhar. Mas, para as tomadas isso é bem comum.

Para evitar esse tipo de situação e garantir ambientes mais práticos e funcionais é que começou a tendência das tomadas embutidas em móveis. Sabe aquela mesa de escritório com caixa de tomadas? Então, dá para mover a mesa para qualquer lugar que a acessibilidade ainda continua ali.

Acontece que isso já não é mais exclusivo de escritórios corporativos. Cada vez mais, arquitetos, designers e moveleiros estão projetando os móveis já com acesso às tomadas, entradas USB e, até mesmo, carregadores de smartphone.

Sendo assim, a única necessidade de um cômodo é que tenha uma tomada principal para conectar um móvel. Entretanto, o fato da mobília ter conectividade faz com que ela possa ser colocada em qualquer lugar, além de melhorar 100% a praticidade para ligar eletrônicos e eletrodomésticos por facilitar o acesso.

Abaixo, alguns exemplos para você visualizar:

QTMOV

Enfim, é uma ótima maneira de alinhar conectividade e elegância. Existem vários modelos disponíveis e cada qual se adéqua a um determinado perfil. Uma verdadeira tendência que chegou para ficar!

Conclusão

O padrão de altura de tomadas e interruptores é bem tranquilo de aplicar em um projeto. Mas, você vai ficar quanto tempo fazendo “mais do mesmo”? Fique por dentro das tendências e leve diferenciais para a vida das pessoas que contrataram seu serviço.

Por isso, coloque acessibilidade e conectividade nos móveis para ter ambientes mais práticos e adaptáveis a qualquer rotina.

Para finalizar, todas as soluções mostradas neste texto fazem parte do catálogo QTMOV.

Visite nosso site e conheça agora mesmo esse diferencial!

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis