InícioPara o seu projetoO que é Revit, como funciona, vantagens e mais!

O que é Revit, como funciona, vantagens e mais!

O que é Revit? E o que ele tem a ver com o BIM? É tudo a mesma coisa ou tem diferença? Qual usar? 

Enfim, são várias perguntas que percebemos ao longo desse tempo trabalhando diretamente com profissionais de arquitetura, design de movelaria. Para começar, o Revit é um dos softwares mais usados e queridos para criar projetos diversos. E talvez não tenha relação com o BIM que você está pensando.

Mas calma, vamos explicar tudo em detalhes. Olha só:

O que é Revit?

O Revit é um dos softwares para projetos elétricos mais usados atualmente. Em suma, é uma ótima ferramenta que contribui na elaboração de modelagem 3D. Ele apresenta uma usabilidade capaz de facilitar o trabalho de qualquer projeto.

Ele foi desenvolvido pela Revit Technology Corporation e passou a fazer parte da empresa AutoDesk em 2002. Com ele, é possível criar um projeto arquitetônico, elétrico e outros sistemas de um projeto de maneira simultânea. Desse modo, você terá uma análise virtual da sua obra e entregará um resultado cada vez mais próximo à realidade.

Como funciona?

O Revit funciona com o sistema de desenvolvimento BIM.

E o que isso quer dizer? Bem, que o programa permite o desenvolvimento simultâneo de um projeto com diversos sistemas diferentes. Isso quer dizer que os usuários podem aproveitar componentes, definições e até configurações já usadas em outros projetos e que foram disponibilizadas para uso.

Essa tecnologia é chamada de single-threaded, para denominar aplicativos e softwares que usam um núcleo único para armazenamento de informação.

Certo, mas então o BIM não é um software/aplicativo?

Não é, não! O BIM é um método de criação de modelos virtuais que possibilita a colaboração de diferentes profissionais em um mesmo projeto. Ou seja, não é um programa, mas sim um sistema para ser usado em diferentes ferramentas, como no Revit.

Além disso, vale ressaltar que o Building Information Modeling (nome completo do BIM) foi regulamentado em 2006 pela ABNT.

E as vantagens do Revit?

Por conta do BIM, o Revit é muito bom para ajudar na otimização do tempo (por permitir acesso a estruturas prontas e compartilhamento de projetos). Com isso, também é um software muito rico em dados disponíveis para serem usados.

Sendo assim, é um recurso que contribui para que o profissional faça uma análise de custos bem mais assertiva e reúna todas as informações em um único arquivo. São fatores que facilitam a rotina e agrega convicção na tomada de decisões.

Onde fazer o download?

Agora que você sabe o que é Revit, com certeza vai querer integrar esse software na sua rotina de trabalho. Portanto, para fazer o download basta acessar o site da AutoDesk, criar uma conta e iniciar a transferência no seu computador. É possível usá-lo gratuitamente durante 30 dias.

Revit ou o Autocad?

Sempre que falamos sobre o que é Revit, nos deparamos com o Autocad. A verdade é que ambos fazem parte do catálogo da mesma empresa e são conhecidos pela qualidade.
No entanto, a diferença é que o Autocad separa as etapas do desenho. Ou seja, plantas, cortes ou fachadas devem ser feitos de maneira individual. Ainda assim ele é bem prático e simples de usar.

Conclusão

Ficou mais fácil de saber o que é Revit e as diferenças para o BIM, não é? Se você começar a usá-lo, conte com a nossa biblioteca DUTOTEC para incluir qualquer solução das nossas linhas de canaletas de alumínio para projetos elétricos e cabeamentos!

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis