Pôr uma tomada perto do fogão pode trazer mais praticidade à cozinha, mas a relação entre fogo e eletricidade pode não ser funcional e nem segura, por isso, esse tipo de instalação exige maior atenção e muito cuidado.
Não existem dúvidas que a cozinha, seja ela residencial ou de empresas e restaurantes, é um dos ambientes que mais precisa de dispositivos para possibilitar a conexão dos inúmeros aparelhos elétricos à rede de energia.
Afinal, máquina de lavar louça, geladeira, freezer, micro-ondas, panelas elétricas, processadores, liquidificadores, batedeira, cafeteira, purificador de água e fogão, e muitos outros eletrodomésticos, necessitam da eletricidade para funcionarem.
Por outro lado, segundo publicação do Portal da Arquitetura, Engenharia e Construção (AECWeb), problemas com eletricidade são as principais causas de incêndios no Brasil e eles acontecem porque a instalação, inclusive as do fogão e forno, não receberam a devida atenção.
Afinal, tem problema pôr a tomada perto do fogão? Continue a leitura e confira.
Pode instalar tomada perto do fogão?
Pode, mas seguindo alguns cuidados. Assim como não é recomendado ter uma instalação perto da pia ou regiões úmidas, a tomada também deve estar posicionada a uma distância segura do calor irradiado por tal eletrodoméstico.
Onde deve ficar a tomada do fogão?
A NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão estabelece os critérios que devem ser seguidos no que se refere à proteção das instalações elétricas de baixa tensão.
Suas diretrizes visam garantir:
- a segurança das pessoas e dos animais,
- o funcionamento correto e adequado das instalações,
- a segurança e a conservação da estrutura.
Entre as suas normativas estão especificadas as regras para a colocação de tomadas de uso geral, em edificações prediais, residenciais e comerciais, sendo um verdadeiro roteiro tanto para o projetista como para o eletricista, especialmente na hora de planejar e executar a instalação elétrica dos ambientes.
Em relação à instalação de tomada próxima ao fogão, ela sempre deve ser instalada à esquerda do equipamento, quando você está de frente para ele, em altura média.
Lembre-se que instalada atrás ou próxima do fogão, ela está sujeita a pegar o calor das chamas ou do forno, podendo ficar aquecida excessivamente.
Para instalação em bancada onde exista um cooktop ou fogão se recomenda uma distância de 60 cm.
Dicas bônus – como organizar o projeto elétrico de uma cozinha?
Em um projeto de reforma ou construção, é essencial planejar a colocação de uma quantidade de tomadas que atenda toda a necessidade dos usuários, instalando-as em pontos funcionais e seguros da cozinha, ou seja, longe do contato da água e distante do fogão.
Em relação à tomada que irá gerar energia para o fogão, sempre que houver a possibilidade, uma boa dica é embuti-la no gabinete onde vai ser instalado o equipamento, preferencialmente embaixo da pedra.
Porém, em casos de problemas na tomada ou fiação, a manutenção não é tão prática.
Caso no seu imóvel já tenha uma tomada perto do fogão, o ideal é redirecioná-la ou eliminá-la.
Agora se a sua cozinha não tem o número de tomadas que você deseja, uma solução inteligente, funcional, barata e versátil para quem deseja praticidade e segurança no dia a dia, sem comprometer a estética do ambiente, é a torre de tomada retrátil.
Ela resolve o seu problema de falta de tomadas, mas sem alterar a sua decoração, pelo contrário, o seu design moderno garante inovação na sua bancada.
Por ser retrátil, as tomadas ficam à mostra somente quando estão em uso, caso contrário, elas permanecem guardadas discretamente na sua bancada.
A torre de tomadas retrátil é um jeito fácil e elegante, inteligente e funcional de você ter o número desejado de tomadas na sua cozinha.
Agora que você sabe que não deve ter uma tomada perto do fogão, que tal continuar no nosso blog para e conferir algumas dicas sobre como escolher e instalar a torre de tomada para pia?