A cozinha é o espaço que mais requer funcionalidade. Afinal, é o local onde passamos boa parte do nosso tempo, preparando as refeições. Por isso, qualquer decisão nesse cômodo é importante, inclusive a altura da bancada da cozinha.
Essa medida é fundamental para a praticidade e conforto no dia a dia. Por isso, a bancada precisa ter uma altura ideal, permitindo que todos realizem suas tarefas sem precisar se curvar para cozinhar, lavar a louça, manusear objetos e mais.
Para tal, hoje existem alguns padrões e cálculos que indicam a altura certa para que as bancadas em cozinhas não causem desconforto para a maioria das pessoas. Entenda:
Qual a altura ideal para a bancada da cozinha?
A altura da bancada de uma cozinha não é algo tão simples assim. Isso porque existe um padrão de altura que segue as regras de ergonomia domiciliar, diretrizes que visam tornar os ambientes domésticos mais confortáveis, seguros e funcionais.
Para alcançar uma medida ideal, a altura recomendada geralmente varia de 90cm a 1,20m. Contudo, essa faixa ajusta-se bem, também, para adultos de estatura mediana, permitindo que pessoas um pouco mais baixas alcancem a bancada confortavelmente.
Por outro lado, se um ou mais usuários da cozinha são pessoas muito altas, o recomendado é que seja feito um projeto de bancada proporcional ao seu tamanho para evitar problemas na coluna.
E das banquetas?
Já a altura das banquetas varia de acordo com a altura da sua bancada, dependendo diretamente desta medida. Geralmente, recomenda-se que a altura da banqueta fique entre 20cm e 30cm (no máximo) abaixo da bancada.
Se o projeto for uma reforma e a ideia é aproveitar as bancadas, basta medir a altura atual destas e encontrar a medida ideal das banquetas.
Mas, se você está projetando uma cozinha planejada do zero, fica mais fácil conversar com seus clientes, entender a altura ideal da bancada e, a partir dela, traçar a medida das banquetas.
Por que é importante escolher a altura certa?
A altura de uma bancada de cozinha deve proporcionar conforto e praticidade durante o seu uso, especialmente considerando que muitas pessoas passam um bom tempo nelas, preparando e degustando suas refeições.
Além disso, é fundamental manter a postura correta durante o preparo dos alimentos, para evitar problemas futuros na coluna e derivados desta.
Ademais, a altura das bancadas pode influenciar, até mesmo, em pequenos detalhes. Por exemplo, na instalação de uma torre de tomada, para que estas também fiquem em uma altura confortável para o uso de eletroportáteis, smartphones e demais eletrônicos que venham a ser utilizados nesse espaço.
Enfim, não acertar a altura da bancada da cozinha para seus clientes é apenas um de muitos erros cometidos em cozinhas planejadas.
Por isso, sempre se preocupe com todos os detalhes do seu projeto, desde as medidas ideias, até formas de incluir tecnologia e conforto nesse espaço, para que a entrega final seja uma cozinha funcional e muito especial!