InícioPara o seu projeto3 erros na cozinha planejada para você evitar em seu projeto

3 erros na cozinha planejada para você evitar em seu projeto

Os erros na cozinha planejada podem ser tão óbvios que você vai até “rir” em não ter reparado neles, ainda. São detalhes no dia a dia das pessoas que irão usar o ambiente, mas que fazem toda a diferença para elas e agregam o grande diferencial em seu projeto.

Estamos falando sobre pontos de tomadas, ordenação da cozinha e iluminação da bancada. Pega essas dicas:

1 – Escassez de tomadas e instalação em pontos errados

O primeiro erro está na escassez de tomadas na cozinha. Isso porque estamos falando de um ambiente que, naturalmente, recebe muitos eletrodomésticos e eletroportáteis diferentes, em grande volume.

Por exemplo, só nos básicos (aqueles que praticamente todos tem em uma cozinha), tem: geladeira, fogão, microondas e liquidificador. Mas, hoje já é bem comum encontrar fornos, fritadeiras e eletrodomésticos dos mais variados tipos.

Ou seja, no mínimo, é preciso ter cinco pontos de tomada em uma cozinha, sendo que a maioria já vai ter uso fixo em eletrodomésticos de uso constante.

Porém, outra questão é sobre a escolha dessas tomadas e onde colocá-las. Veja algumas dicas:

  • A cozinha precisa ter, pelo menos, uma tomada 20A, pensando em eletroportáteis que exigem mais potência, como uma fritadeira, por exemplo;
  • Evitar colocar tomadas de bancada muito próxima ao fogão/cooktop ou da pia, que são áreas de risco por contato com calor e umidade;
  • Invista em tomadas para embutir em móveis, assim é possível levar pontos mais estratégicos e acessíveis ao uso.

Totem automático de tomadas e USBs em bancadas de cozinhas
Exemplo de tomadas de embutir em bancadas de cozinha, inclusive em pedras. Para conhecer as opções, clique na imagem.

Nós temos alguns guias, aqui no blog, que vão ajudar — e muito — com essa parte de conectividade em seu projeto de cozinha. Olha só:

2 – Não pensar no sentido de processo de produção na cozinha

O “sentido de processo de produção” em uma cozinha nada mais é do que o fluxo que as pessoas costumam usar, naturalmente, para cozinhar. Ou seja: retirar o alimento da geladeira ou armário/dispensa. Então, usar a bancada ou pia para o preparo. Depois, o cozimento.

Logo, a melhor forma de deixar esse “sistema” mais fluido é, justamente, organizar os móveis e eletrodomésticos em seções. Pega a dica:

  • Armazenamento: despensa, geladeira e freezer;
  • Higienização e preparo: pia, lava-louças e bancada de preparos;
  • Cozimento: fogão, forno, microondas

E essa ordem pode ser feita em vários tipos de cozinha, seja ela linear, triangular ou em “U”.

Disposição cozinha
Fonte: Pixabay

3 – Esquecer da iluminação entre a bancada e o armário aéreo

Geralmente, as cozinhas possuem armários aéreos em cima da bancada de preparo e da bancada da pia. Sendo assim, um dos piores erros na cozinha planejada é não colocar iluminação nessa parte.

O que irá acontecer, na prática, é que o local onde o usuário irá manusear os alimentos e a louça vai ficar mais escuro por conta da sombra dos armários. Com o tempo, isso irá incomodá-lo a ponto da cozinha ser desconfortável.

Então, aposte em LEDs para colocar na base dos armários ou na linha onde acontece o encontro do móvel com a parede.

Iluminação em bancadas de cozinhas
Fonte: Pixabay

Conclusão

Para levar mais conforto, praticidade e conectividade ao seu cliente, lembre-se: não cometa esses erros na cozinha planejada, sempre pense estrategicamente nas tomadas, na disposição dos móveis e eletrodomésticos e na iluminação da bancada.

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis