A arquitetura high tech está cada vez mais inserida nos projetos residenciais, de escritórios, lojas e demais ambientes que precisam oferecer, além do conforto e beleza, facilidades tecnológicas e os cuidados com o meio ambiente.
Trata-se de um estilo de decoração que surgiu na década de 1970, onde a ideia era a de proporcionar um visual industrial e futurista, integrando a tecnologia disponível.
Basicamente, ele é observado a partir das seguintes premissas:
- visual clean,
- superfícies lisas,
- tons metálicos,
- iluminação diferenciada,
- tecnologia disponível em todos os ambientes.
Nos dias atuais, a arquitetura high tech incorporou também uma característica que naquela época era pouco valorizada e, para muitos, desconhecida. Trata-se da sustentabilidade.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito. Continue lendo e saiba mais!
As principais características da arquitetura high tech
Se na década de 1970 a integração da tecnologia com os ambientes de trabalho, residencial e de lazer era uma novidade, atualmente essa ideia se tornou praticamente obrigatória.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apoiada pelo Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 90% dos lares brasileiros possuem acesso à internet.
Esse fato é o suficiente para identificarmos o uso de equipamentos digitais em praticamente todas as residências do Brasil, como:
- smartphone,
- microcomputador,
- notebook,
- tablet, etc.
As principais características da arquitetura high tech estão baseadas em três pontos:
Tecnologia
A tecnologia é certamente o carro chefe da arquitetura high tech, onde é preciso disponibilizar recursos para que os membros da família, colaboradores, visitas e qualquer pessoa possa utilizar equipamentos digitais que hoje estão incorporados ao dia a dia.
Isso significa disponibilizar soluções, como:
- automação residencial,
- sistemas de áudio e vídeos distribuídos,
- Internet das Coisas,
- sistemas de segurança inteligentes.
Para isso, torna-se imprescindível que torres de tomadas estejam disponíveis nos ambientes, possibilitando entradas convencionais e de USB para os equipamentos.
Com as soluções da QTMOV, essa situação vai ainda mais longe, pois as torres de tomada inteligentes integram esse dispositivo com o aplicativo Alexa da Amazon.
Aliás, há dois anos atrás nós já tínhamos as torres de tomadas integradas com a Alexa. ⬇️
Ver essa foto no Instagram
Isso significa que as torres de tomada QTMOV passam a obedecer a comandos de voz através dessa tecnologia, onde se pode habilitar ou desabilitar suas funcionalidades como, por exemplo: “Alexa, desligue o interruptor”.
Sistema construtivo e visão das estruturas internas
Pratik > Mini Totem Manual > Modelo Faceado – tomada integrada > Torres de Tomada IA
O sistema construtivo adotado pela arquitetura high tech é arrojado, onde a exposição do estilo é facilmente perceptível em função da inovação dos edifícios, já que possui:
- formas geométricas irregulares,
- curvas,
- eliminação de colunas,
- redução de divisórias, etc.
Para as estruturas internas, esses mesmos conceitos podem ser aplicados em móveis, paredes e acabamentos, portanto, ocorre uma valorização dos elementos estruturais que passam a fazer parte da decoração.
Sustentabilidade
Por fim, outra característica valorizada pela arquitetura high tech diz respeito à sustentabilidade, onde devem ser adotadas o uso de energias renováveis e o reaproveitamento da água da chuva.
Nos acabamentos, são utilizados materiais ambientalmente corretos, enquanto que para o equilíbrio da temperatura, a abertura de janelas ocorre de forma automática, permitindo a ventilação natural dos espaços.
Essas mesmas aberturas permitem a entrada da luz solar, colaborando com a diminuição do consumo de energia elétrica e contribuindo para um mundo mais sustentável.
QTMOV: inovação tecnológica para a arquitetura high tech
A QTMOV, como você já deve ter percebido, é uma das grandes aliadas à inovação tecnológica que contribui de maneira efetiva com a arquitetura high tech.
Os dispositivos voltados à conectividade e a praticidade com que suas soluções oferecem ao dia a dia das pessoas, contribui na combinação perfeita que deve envolver: conforto, beleza, tecnologia e sustentabilidade.
Uma das linhas mais representativas nesse contexto é a Plugou, Usou!
Trata-se de soluções que já estão prontas para uso, oferecendo tomadas, USB e cabo de alimentação 100% confiáveis, que podem ser embutidos ou sobrepor os móveis.
Agora que você conhece mais sobre esse modelo arquitetônico e suas possibilidades, entre em contato com a QTMOV e conheça detalhes das nossas soluções!