InícioAmbientes PlanejadosArquitetura high tech: tecnologia e sustentabilidade para ambientes planejados

Arquitetura high tech: tecnologia e sustentabilidade para ambientes planejados

A arquitetura high tech está cada vez mais inserida nos projetos residenciais, de escritórios, lojas e demais ambientes que precisam oferecer, além do conforto e beleza, facilidades tecnológicas e os cuidados com o meio ambiente.

Trata-se de um estilo de decoração que surgiu na década de 1970, onde a ideia era a de proporcionar um visual industrial e futurista, integrando a tecnologia disponível.

Basicamente, ele é observado a partir das seguintes premissas:

  • visual clean,
  • superfícies lisas,
  • tons metálicos,
  • iluminação diferenciada,
  • tecnologia disponível em todos os ambientes.

Nos dias atuais, a arquitetura high tech incorporou também uma característica que naquela época era pouco valorizada e, para muitos, desconhecida. Trata-se da sustentabilidade.

Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito. Continue lendo e saiba mais!

As principais características da arquitetura high tech

Se na década de 1970 a integração da tecnologia com os ambientes de trabalho, residencial e de lazer era uma novidade, atualmente essa ideia se tornou praticamente obrigatória.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apoiada pelo Ministério das Comunicações e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 90% dos lares brasileiros possuem acesso à internet.

Esse fato é o suficiente para identificarmos o uso de equipamentos digitais em praticamente todas as residências do Brasil, como:

  • smartphone,
  • microcomputador,
  • notebook,
  • tablet, etc.

As principais características da arquitetura high tech estão baseadas em três pontos:

Tecnologia

Torre de tomada manual da QTMOV com IA
Torre de tomada manual da QTMOV com IA, disponível nas cores branca e preta,

A tecnologia é certamente o carro chefe da arquitetura high tech, onde é preciso disponibilizar recursos para que os membros da família, colaboradores, visitas e qualquer pessoa possa utilizar equipamentos digitais que hoje estão incorporados ao dia a dia.

Isso significa disponibilizar soluções, como:

  • automação residencial,
  • sistemas de áudio e vídeos distribuídos,
  • Internet das Coisas,
  • sistemas de segurança inteligentes.

Para isso, torna-se imprescindível que torres de tomadas estejam disponíveis nos ambientes, possibilitando entradas convencionais e de USB para os equipamentos.

Com as soluções da QTMOV, essa situação vai ainda mais longe, pois as torres de tomada inteligentes integram esse dispositivo com o aplicativo Alexa da Amazon.

Aliás, há dois anos atrás nós já tínhamos as torres de tomadas integradas com a Alexa. ⬇️ 

Isso significa que as torres de tomada QTMOV passam a obedecer a comandos de voz através dessa tecnologia, onde se pode habilitar ou desabilitar suas funcionalidades como, por exemplo: “Alexa, desligue o interruptor”.

Sistema construtivo e visão das estruturas internas

Pratik > Mini Totem Manual > Modelo Faceado – tomada integrada > Torres de Tomada IA

O sistema construtivo adotado pela arquitetura high tech é arrojado, onde a exposição do estilo é facilmente perceptível em função da inovação dos edifícios, já que possui:

  • formas geométricas irregulares,
  • curvas,
  • eliminação de colunas,
  • redução de divisórias, etc.

Para as estruturas internas, esses mesmos conceitos podem ser aplicados em móveis, paredes e acabamentos, portanto, ocorre uma valorização dos elementos estruturais que passam a fazer parte da decoração.

Sustentabilidade

Por fim, outra característica valorizada pela arquitetura high tech diz respeito à sustentabilidade, onde devem ser adotadas o uso de energias renováveis e o reaproveitamento da água da chuva.

Nos acabamentos, são utilizados materiais ambientalmente corretos, enquanto que para o equilíbrio da temperatura, a abertura de janelas ocorre de forma automática, permitindo a ventilação natural dos espaços.

Essas mesmas aberturas permitem a entrada da luz solar, colaborando com a diminuição do consumo de energia elétrica e contribuindo para um mundo mais sustentável.

QTMOV: inovação tecnológica para a arquitetura high tech

A QTMOV, como você já deve ter percebido, é uma das grandes aliadas à inovação tecnológica que contribui de maneira efetiva com a arquitetura high tech.

Os dispositivos voltados à conectividade e a praticidade com que suas soluções oferecem ao dia a dia das pessoas, contribui na combinação perfeita que deve envolver: conforto, beleza, tecnologia e sustentabilidade.

Uma das linhas mais representativas nesse contexto é a Plugou, Usou!

Trata-se de soluções que já estão prontas para uso, oferecendo tomadas, USB e cabo de alimentação 100% confiáveis, que podem ser embutidos ou sobrepor os móveis.

Agora que você conhece mais sobre esse modelo arquitetônico e suas possibilidades, entre em contato com a QTMOV e conheça detalhes das nossas soluções!

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis