O que é Revit? E o que ele tem a ver com o BIM? É tudo a mesma coisa ou tem diferença? Qual usar?
Enfim, são várias perguntas que percebemos ao longo desse tempo trabalhando diretamente com profissionais de arquitetura, design de movelaria. Para começar, o Revit é um dos softwares mais usados e queridos para criar projetos diversos. E talvez não tenha relação com o BIM que você está pensando.
Mas calma, vamos explicar tudo em detalhes. Olha só:
O que é Revit?
O Revit é um dos softwares para projetos elétricos mais usados atualmente. Em suma, é uma ótima ferramenta que contribui na elaboração de modelagem 3D. Ele apresenta uma usabilidade capaz de facilitar o trabalho de qualquer projeto.
Ele foi desenvolvido pela Revit Technology Corporation e passou a fazer parte da empresa AutoDesk em 2002. Com ele, é possível criar um projeto arquitetônico, elétrico e outros sistemas de um projeto de maneira simultânea. Desse modo, você terá uma análise virtual da sua obra e entregará um resultado cada vez mais próximo à realidade.
Como funciona?
O Revit funciona com o sistema de desenvolvimento BIM.
E o que isso quer dizer? Bem, que o programa permite o desenvolvimento simultâneo de um projeto com diversos sistemas diferentes. Isso quer dizer que os usuários podem aproveitar componentes, definições e até configurações já usadas em outros projetos e que foram disponibilizadas para uso.
Essa tecnologia é chamada de single-threaded, para denominar aplicativos e softwares que usam um núcleo único para armazenamento de informação.
Certo, mas então o BIM não é um software/aplicativo?
Não é, não! O BIM é um método de criação de modelos virtuais que possibilita a colaboração de diferentes profissionais em um mesmo projeto. Ou seja, não é um programa, mas sim um sistema para ser usado em diferentes ferramentas, como no Revit.
Além disso, vale ressaltar que o Building Information Modeling (nome completo do BIM) foi regulamentado em 2006 pela ABNT.
E as vantagens do Revit?
Por conta do BIM, o Revit é muito bom para ajudar na otimização do tempo (por permitir acesso a estruturas prontas e compartilhamento de projetos). Com isso, também é um software muito rico em dados disponíveis para serem usados.
Sendo assim, é um recurso que contribui para que o profissional faça uma análise de custos bem mais assertiva e reúna todas as informações em um único arquivo. São fatores que facilitam a rotina e agrega convicção na tomada de decisões.
Onde fazer o download?
Agora que você sabe o que é Revit, com certeza vai querer integrar esse software na sua rotina de trabalho. Portanto, para fazer o download basta acessar o site da AutoDesk, criar uma conta e iniciar a transferência no seu computador. É possível usá-lo gratuitamente durante 30 dias.
Revit ou o Autocad?
Sempre que falamos sobre o que é Revit, nos deparamos com o Autocad. A verdade é que ambos fazem parte do catálogo da mesma empresa e são conhecidos pela qualidade.
No entanto, a diferença é que o Autocad separa as etapas do desenho. Ou seja, plantas, cortes ou fachadas devem ser feitos de maneira individual. Ainda assim ele é bem prático e simples de usar.
Conclusão
Ficou mais fácil de saber o que é Revit e as diferenças para o BIM, não é? Se você começar a usá-lo, conte com a nossa biblioteca DUTOTEC para incluir qualquer solução das nossas linhas de canaletas de alumínio para projetos elétricos e cabeamentos!