InícioPara o seu projetoVoltagem e amperagem: qual a diferença?

Voltagem e amperagem: qual a diferença?

Como as nossas soluções envolvem a escolha de algumas configurações de tomadas e USBs, entre outros conectores, algumas dúvidas podem ocorrer na decisão de compra.

Por isso, hoje vamos começar pela mais comum: qual tomada escolher? 20A ou 10A? 127V ou 220V? E qual a diferença entre esses valores — voltagem e amperagem? Vem conosco que criamos um guia bem prático e fácil de entender!

O que é amperagem e como ela é indicada nos produtos

Primeiramente, é importante saber que a amperagem é um termo coloquial para se referir a corrente elétrica.

Ou seja, quando você vê “10A” ou “20A” nas configurações de uma tomada, esse número está marcando a capacidade da corrente elétrica que passa por ela. Em outras palavras, a sua potência elétrica, que é resultado da corrente vezes a tensão. Por exemplo:

10A x 127V = 1.270W

Sendo assim, na hora de escolher a sua solução QTMOV com tomadas — totens, caixas ou réguas — lembre que:

Tomadas 10A

As tomadas de 10A são mais usadas em aparelhos de baixa potência, como a maioria dos eletrodomésticos, computadores, notebooks, carregadores, TVs e outros. Além disso, as tomadas 10A possuem os plugues de 4mm, o padrão mais fino, justamente porque a corrente que passa por eles é menor.

Capacidade: para 127V, a potência máxima permitida é de 1.270W (10A x 127V = 1.270W). E para 220V, a potência máxima permitida é de 2.200W (10A x 220V = 2.200W).

Tomadas 20A

Já as tomadas 20A são usadas em aparelhos que exigem mais potência para funcionar, como secadores de cabelo, cafeteiras, micro-ondas, ar-condicionado e mais. Por isso, a sua capacidade é reforçada e os plugues mais grossos quando comparados aos de 10A, com 4,8 mm de espessura.

Capacidade: para 127V, a potência máxima é de 2.540W (20A x 127V = 2.540W). E para 220V, a potência máxima é de 4.400 W (20A x 220V = 4.400W).

O que é voltagem e como não confundi-la com amperagem

Um equívoco que pode acontecer na escolha das suas tomadas é confundir os valores de amperagem com a voltagem. Então, para você nunca mais errar, lembre:

As configurações 10A e 20A não se referem a voltagem, mas sim a corrente elétrica. 

A voltagem — tensão elétrica — é sempre indicada como 127V ou 220V. Isso porque esses dois valores são padrões de tensão elétrica utilizados no Brasil. Por este motivo, é preciso ficar atento à tensão da tomada em que vai ligar o aparelho em questão.

👉 Porém, todas as tomadas QTMOV suportam uma voltagem elétrica de até 250V, sendo assim, compatíveis com lugares que utilizam voltagem de 127V ou 220V.

Então, veja como escolher a tomada certa na QTMOV

Por exemplo, você decidiu que vai comprar um totem de tomada, seja ele o modelo que for entre os três disponíveis em nosso catálogo. Para acertar na configuração escolhida, não esqueça de definir duas coisas:

  1. Em quais aparelhos você pretende usar? Lembre que se for colocar na cozinha ou no banheiro, é comum a aparelhagem exigir mais potência, então o ideal é escolher a configuração 20A. Se for para escritórios, salas de estar, quarto, entre outros, o sugerido é uma 10A.
  2. Qual a voltagem do seu ambiente? Verifique se as tomadas disponíveis em sua residência ou local de trabalho são 127V ou 220V. Porém, todas as nossas soluções podem ser consideradas “bivolt” — atendem a ambas voltagens normalmente.
QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis