Se você está em um projeto de construção ou reforma e surgiu a dúvida, “melhor ter um banheiro completo ou um lavabo?”, a resposta vai depender do tipo de uso, do espaço disponível e da proposta do ambiente.
Enquanto o banheiro oferece mais funcionalidades, o lavabo pode ser uma solução prática, econômica e elegante para áreas sociais ou comerciais. A seguir, vamos te ajudar a entender as diferenças entre os dois e quando vale mais a pena apostar em cada opção.
O que é considerado um lavabo?
O lavabo é aquele banheiro compacto, geralmente sem chuveiro ou banheira, pensado para ser usado por visitas ou para usos mais rápidos, como lavar as mãos ou o rosto. Ele costuma ficar em áreas sociais, como salas de espera, corredores ou até mesmo dentro de escritórios.
Contudo, mesmo sendo menor, o lavabo pode ser bonito e funcional. Nele, não pode faltar uma cuba ou lavatório, bacia sanitária, espelho e, claro, alguns acessórios como saboneteira, papeleira e toalheiro.
O que caracteriza um banheiro completo?
Já o banheiro é um espaço bem mais completo, pensado para suprir os cuidados pessoais do dia a dia. Por isso, precisa ter chuveiro (ou banheira), além do vaso sanitário, lavatório, bancada e torneira. Em muitos casos, inclui também bidê ou duchas higiênicas. Ou seja, tudo o que é necessário para o uso diário dos moradores ou usuários fixos do ambiente.
Quais são as principais diferenças entre lavabo e banheiro?
A principal diferença entre os dois é a função.
O lavabo é um ambiente social, prático e compacto, ou seja, ideal para receber visitas.
Já o banheiro é mais completo e pessoal, usado para higiene diária.
Além disso, a presença de chuveiro ou banheira transforma o espaço automaticamente em um banheiro. Outro ponto é a localização, porque os lavabos costumam ficar mais próximos das áreas comuns, enquanto banheiros costumam estar em áreas mais privativas.
Em quais situações é indicado usar um lavabo?
Lavabos são ideais para espaços corporativos, salas comerciais ou mesmo casas que recebem muitas visitas. Eles economizam espaço e são fáceis de manter limpos.
Por exemplo, em escritórios no geral, um lavabo bem planejado faz toda a diferença no conforto dos clientes e parceiros, além de ser uma forma prática de evitar o uso dos banheiros privativos da equipe.
Como planejar um lavabo funcional e elegante?
Para acertar nesse projeto, algumas dicas são como uma “receita” para dar certo.
Por exemplo, o uso de metais para um visual industrial e moderno, pedra na bancada, espelhos grandes para ampliar o ambiente e aproveitar bem as paredes com acessórios funcionais como porta-toalhas e saboneteiras.
Além disso, prefira cubas menores e torneiras de parede para otimizar o espaço.
Onde inserir tomadas em banheiros e lavabos?
Na hora de planejar as tomadas do seu projeto de banheiro ou lavabo, pense na praticidade mas também na usabilidade atrelada à tecnologia. Sendo assim, nada de tomadas escondidas ou fora de alcance.
A QTMOV oferece várias soluções que não exigem quebrar parede, como torres de tomada retráteis que se encaixam na bancada, estações móveis que ficam escondidas no armário quando não estão em uso e modelos que podem ser fixados na beirada dos móveis, como o Sonic Tec.
Além disso, os trilhos de energia são uma inovação até mesmo para banheiros, já que permitem mover as tomadas conforme a necessidade do dia a dia. Um jeito moderno e flexível de ter energia sempre onde você precisa. Acesse e conheça!