Hoje, vamos mostrar como funciona o carregador por indução, suas vantagens e desvantagens e quais modelos são os melhores no momento. Isso porque, essa tecnologia está se popularizando muito rápido no mundo inteiro.
Aqui no Brasil, a tendência para os próximos anos é que as vendas de carregadores por indução aumentem muito. Logo, se você é revendedor, possui uma loja do segmento ou trabalha com projetos de decoração de interiores e desenvolvimento de móveis, é bom conhecer tudo sobre essa solução, desde já!
Como funciona o carregador tradicional (de fio)
Para entender a lógica do carregador de indução, primeiro precisamos falar sobre os carregadores tradicionais de fio. Neles, a energia passa da tomada para o smartphone através de um fio condutor.
Mas, não é diretamente assim que o dispositivo armazena a energia transmitida, isso porque os celulares possuem um “transformador” interno, responsável por reduzir a tensão recebida. Ou seja, é como um estabilizador da energia, para que ela seja compatível com as configurações da bateria do celular.
Como funciona o carregador por indução
Já o carregador por indução transforma a tensão elétrica em seu próprio núcleo, para assim transmiti-la já compatível com o smartphone.
Então, quando um objeto encosta no outro — celular e carregador — essa energia é transmitida através da indução eletromagnética. Porém, é importante salientar que nem todos os smartphones são compatíveis com o carregamento de indução.
Isso porque essa tecnologia está se popularizando ainda, e apesar de muitos modelos atuais de smartphones funcionarem com a indução, pode ser que aparelhos mais antigos não. Por isso, é importante verificar as configurações do celular para ter certeza.
Vantagens do carregador por indução
A principal vantagem do carregador de indução é a praticidade, afinal, basta colocar o celular em cima da sua base e pronto. Ou seja, isso o torna uma solução perfeita para diversas situações, como ter em mesas de escritório e home office.
Além disso, a própria organização do local também é uma vantagem. Isso porque não se faz mais necessário o uso dos cabos de carregamento, que geralmente se enrolam e até incomodam em cima da mesa.
Desenvolvimento da tecnologia
Os primeiros carregadores por indução, comercializados até hoje, possuem uma configurações mais simples. Sendo assim, o carregamento demora um pouco mais para ser feito e o alcance da área carregável é menor, também.
Sendo assim, por exemplo, não é possível colocá-los embutidos em móveis muito espessos, pois a camada de madeira já “corta” o seu campo magnético, então o carregamento não acontece. Porém, eles podem ser usados em cima de mesas e escrivaninhas, tranquilamente.
A boa notícia é que fabricantes como a QTMOV estudaram a tecnologia de carregamento por indução eletromagnética e estão trazendo carregadores de indução ainda mais potentes. Assim, cada vez mais temos opções com alta velocidade de carregamento.
E não só isso, mas carregadores que podem ser embutidos em móveis mais espessos, como instalados sob mesas, e mesmo assim seu campo eletromagnético é suficiente para chegar no celular. O legal disso é que o dispositivo de carregamento fica “invisível” na mesa, o que dá um toque muito mais bonito e moderno ao local.
Ah, assim também é possível carregar o celular sem precisar tirar a capinha dele!
Para saber mais sobre nossas opções de carregadores de indução, entre em contato com nosso atendimento! Seja para tirar dúvidas ou pedir mais informações e orçamentos.