InícioDicas de produtosComo funciona o carregador por indução?

Como funciona o carregador por indução?

Hoje, vamos mostrar como funciona o carregador por indução, suas vantagens e desvantagens e quais modelos são os melhores no momento. Isso porque, essa tecnologia está se popularizando muito rápido no mundo inteiro.

Aqui no Brasil, a tendência para os próximos anos é que as vendas de carregadores por indução aumentem muito. Logo, se você é revendedor, possui uma loja do segmento ou trabalha com projetos de decoração de interiores e desenvolvimento de móveis, é bom conhecer tudo sobre essa solução, desde já!

Como funciona o carregador tradicional (de fio)

Para entender a lógica do carregador de indução, primeiro precisamos falar sobre os carregadores tradicionais de fio. Neles, a energia passa da tomada para o smartphone através de um fio condutor.

Mas, não é diretamente assim que o dispositivo armazena a energia transmitida, isso porque os celulares possuem um “transformador” interno, responsável por reduzir a tensão recebida. Ou seja, é como um estabilizador da energia, para que ela seja compatível com as configurações da bateria do celular.

Como funciona o carregador por indução

Já o carregador por indução transforma a tensão elétrica em seu próprio núcleo, para assim transmiti-la já compatível com o smartphone.

Carregamento por indução
Fonte: Promobit

Então, quando um objeto encosta no outro — celular e carregador — essa energia é transmitida através da indução eletromagnética. Porém, é importante salientar que nem todos os smartphones são compatíveis com o carregamento de indução.

Isso porque essa tecnologia está se popularizando ainda, e apesar de muitos modelos atuais de smartphones funcionarem com a indução, pode ser que aparelhos mais antigos não. Por isso, é importante verificar as configurações do celular para ter certeza.

Vantagens do carregador por indução

A principal vantagem do carregador de indução é a praticidade, afinal, basta colocar o celular em cima da sua base e pronto. Ou seja, isso o torna uma solução perfeita para diversas situações, como ter em mesas de escritório e home office.

Além disso, a própria organização do local também é uma vantagem. Isso porque não se faz mais necessário o uso dos cabos de carregamento, que geralmente se enrolam e até incomodam em cima da mesa.

Desenvolvimento da tecnologia

Os primeiros carregadores por indução, comercializados até hoje, possuem uma configurações mais simples. Sendo assim, o carregamento demora um pouco mais para ser feito e o alcance da área carregável é menor, também.

Sendo assim, por exemplo, não é possível colocá-los embutidos em móveis muito espessos, pois a camada de madeira já “corta” o seu campo magnético, então o carregamento não acontece. Porém, eles podem ser usados em cima de mesas e escrivaninhas, tranquilamente.

A boa notícia é que fabricantes como a QTMOV estudaram a tecnologia de carregamento por indução eletromagnética e estão trazendo carregadores de indução ainda mais potentes. Assim, cada vez mais temos opções com alta velocidade de carregamento.

E não só isso, mas carregadores que podem ser embutidos em móveis mais espessos, como instalados sob mesas, e mesmo assim seu campo eletromagnético é suficiente para chegar no celular. O legal disso é que o dispositivo de carregamento fica “invisível” na mesa, o que dá um toque muito mais bonito e moderno ao local.

Ah, assim também é possível carregar o celular sem precisar tirar a capinha dele!

Carregadores da QTMOV
Clique na imagem para conferir todas as opções de carregadores de indução da QTMOV!

Para saber mais sobre nossas opções de carregadores de indução, entre em contato com nosso atendimento! Seja para tirar dúvidas ou pedir mais informações e orçamentos.

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis