Um escritório planejado possui diversas vantagens relacionadas à organização e decoração, como não ter fios aparentes e a otimização do espaço. Mas, será que pensar apenas nesses fatores ajuda na produtividade dos usuários desse ambiente?
Bem, a resposta é não! De fato, o que contribui mais para a concentração, o foco e a produção de qualidade são três pilares que você precisa considerar em seu projeto: conectividade, ergonomia e iluminação.
Veja como melhorar o seu planejamento de escritório, considerando essas dicas:
1 – Conectividade
Quando falamos em conectividade em um escritório planejado, queremos dizer sobre a facilidade e praticidade que os usuários terão em conectar seus dispositivos. Ou seja, smartphones, tablets, notebooks, computadores, televisores, periféricos e outros aparelhos.
E como um escritório planejado tem tudo a ver com planejamento de móveis também, a dica é incluir pontos de conexão na própria mobília. Assim, o usuário do ambiente não precisa depender somente de tomadas nas paredes ou outras entradas, como USBs.
Inclusive, nós já trouxemos um guia bem completo aqui no blog só com ideias de tomadas para móveis planejados. Leia no link ao lado, você vai ver que essas opções dão muito mais valor a um projeto e as soluções vão muito mais além do que tomadas, com possibilidades de conectores como USBs, RJ45 e outras.
2 – Ergonomia
Como você sabe, a ergonomia foi pensada para respeitar as necessidades e limitações de uma pessoa em um ambiente de trabalho. Então, essa parte requer muito mais do que o cuidado na escolha das cadeiras — que precisam ser reguláveis em pelo menos três pontos.
Ou seja, na hora de pensar no seu projeto de escritório planejado, escolha bem a altura das mesas, dos monitores e inclua objetos que deixem os colaboradores mais confortáveis, por exemplo, apoio para os pés e almofadas de pescoço.
Dica extra: se possível, pense em mesas com altura regulável, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente nesse sentido. É possível colocar a opção de ajuste na altura dos monitores também, com soluções como os braços articuláveis.
3 – Iluminação
Por fim, temos a iluminação, que assim como os demais pilares listados anteriormente, tem influência na produtividade dos usuários do escritório. Nesse caso, até mesmo a escolha da cor da iluminação. Olha só:
- Luz quente: são as lâmpadas amareladas, que costumam ser mais indicados para ambientes de descanso, onde os colaboradores para em intervalos para relaxar;
- Luz fria: são as chamadas lâmpadas “brancas”, ou até mesmo as de tonalidade azulada, que são mais indicadas para colocar nos ambientes em que as pessoas precisam estar mais focadas e concentradas.
Quanto a quantidade de lâmpadas em um escritório, é bem simples de calcular. Tendo a medida exata do cômodo, basta multiplicá-la por 16 para obter a potência (em watts) necessária para iluminar bem o local. Assim:
largura x comprimento = resultado x 16
Outras dicas: prefira tons claros e neutros no ambiente, invista em luz difusa por ser mais confortável aos olhos e aposte nos dimmers para ter um controle preciso para “mais ou menos” iluminação no ambiente.