InícioAmbientes PlanejadosCasa funcional: conceito, benefícios e principais características

Casa funcional: conceito, benefícios e principais características

Uma casa funcional é mais que um lugar para descansar e preparar as refeições. É possível aproveitar melhor os espaços, experienciar momentos inesquecíveis e obter mais praticidade no dia a dia.

São projetos desenvolvidos para que o lar seja adaptado ao estilo de vida dos moradores. Mas, isso não quer dizer que as casas funcionais não tenham características básicas e obrigatórias.

A seguir, saiba quais são elas e descubra como aplicar no seu projeto!

O que é uma casa funcional?

Durante o processo de construção de uma casa, uma etapa essencial é considerar a funcionalidade e a estética do imóvel para que os moradores possam ter todas as suas necessidades atendidas.

Então, podemos dizer que uma casa funcional envolve um conjunto de práticas para trazer mais conectividade, praticidade e bem-estar.

Se o seu cliente deseja uma rotina doméstica com mais praticidade e modernidade, é muito importante repensar a funcionalidade dos cômodos em questão.

Quais as vantagens?

Você certamente concorda que um lar pode e deve refletir a personalidade dos moradores, além de atuar como um ponto de referência de conforto e segurança. Sendo assim, o conceito de casa funcional existe para definir algumas ações que proporcionam os seguintes benefícios:

  • otimização do uso do espaço: ter uma casa funcional inclui aproveitar cada espaço da melhor forma possível, desenvolvendo ambientes amplos e arejados, além de incluir detalhes para ter mais praticidade no dia a dia;
  • conforto e eficiência: não basta ser bonito, é essencial ser eficiente e confortável. Uma casa funcional visa adaptar os espaços conforme as necessidades cotidianas, com o objetivo de cultivar um ambiente mais agradável e acolhedor;
  • economia de tempo e recursos: a casa funcional é bem organizada e possibilita uma rotina diária mais agradável.

O que caracteriza uma casa funcional?

Algumas características são indispensáveis em qualquer projeto de casa funcional. São elas:

Conectividade

Casa funcional com conectividade
Soluções QTMOV em tomadas e USBs para instalação aparente em móveis.

Quando falamos de conectividade, nada mais é do que o conceito de ter pontos de carregamento e energia de forma acessível, nos locais mais usados de uma casa.

Por exemplo, nas bancadas (cozinha, churrasqueira, banheiro), mesas (escritório, jantar, centro), estofados (sofás, poltronas) e demais móveis que participam da rotina dos moradores (mesas de canto, cabeceira, etc).

Na prática, a conectividade acessível permite controlar diversos dispositivos e integrar a casa com tecnologias que auxiliam nas tarefas do dia a dia e garantem mais comodidade. Por exemplo, usar o smartphone ou notebook onde quiser, sem se preocupar com bateria. Ou ligar eletroportáteis e aparelhos de uso rotineiro.

Dica: para escolher as melhores soluções nesse quesito, nossa sugestão é conhecer os tipos de tomada disponíveis no mercado e quais as melhores escolhas para seu projeto. Além disso, também ver os modelos específicos de tomada para móveis planejados e ficar por dentro das tendências!

Espaços otimizados

Casa funcional com escritório otimizado
Escritório que aproveita o espaço de uma sala, onde também fica o canto das plantinhas dos moradores.

Os cômodos são distribuídos inteligentemente, com muito cuidado e atenção aos detalhes para aproveitar ao máximo cada cantinho.

Isso é feito por meio de um layout otimizado e a adição de móveis multifuncionais. Vale a pena investir em peças que maximizam o conforto no ambiente enquanto desempenham funções cruciais.

Automação

Casa funcional com automação
Automação com assistentes de voz e aplicativos de gerenciamento residencial são os mais comuns atualmente.

Uma casa funcional possui sistemas de automação residencial, incluindo controles remotos, aplicativos, sensores, redes de internet robustas e assistentes de voz para receber comandos e permitir a conexão de outros dispositivos.

Móveis planejados

Casa funcional com móveis planejados
Cozinha planejada para parecer maior do que o cômodo realmente é, com a ilha que pode ser usada tanto para as refeições, quanto para o preparo destas.

Os móveis planejados ajudam a aproveitar melhor os espaços, além da possibilidade de personalização para necessidades específicas dos cômodos e do dia a dia dos moradores. Inclusive, dois dos tópicos anteriores, são aliados a este: a conectividade e a otimização de espaço.

Dicas finais

Para transformar seu lar em uma casa funcional, é recomendado conversar com profissionais especializados, como arquitetos, paisagistas, designers de interiores, engenheiros civis, designers de móveis planejados, eletricistas e técnicos em iluminação.

Bom, para se manter em dia quando o assunto é conectividade, você precisa seguir nossa página no Instagram e pegar todas as dicas que nossos profissionais deixam por lá!

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis