InícioDicas de produtosTomada flex: o que é, como funciona e benefícios

Tomada flex: o que é, como funciona e benefícios

Cada vez mais os projetos de interiores acompanham soluções em tomadas e USBs incorporadas nos próprios móveis. E com essa movimentação, é claro que a tecnologia não para de avançar e nos trazer opções mais práticas e funcionais a cada ano que passa.

Com isso, surgiu a tomada flex, que rapidamente ficou popular no mercado e hoje gera dúvidas sobre o que é, como funciona e porque optar por ela.

Então, para tirar todas essas dúvidas sobre essa tecnologia, trouxemos um conteúdo de perguntas e respostas sobre o tema, confira!

O que é tomada flex?

A tomada flex ganhou este nome como uma redução para a palavra “flexibilidade”, justamente porque esses modelos de tomadas podem receber tanto plugues 20A quanto 10A (que fica bem firme mesmo que seus pinos sejam mais finos).

Ou seja, na prática, ela é muito mais versátil, já que o usuário pode conectar, praticamente, qualquer aparelho, sem se preocupar em colocar tomadas específicas na casa para tal.

Por que usar tomadas flex?

Por exemplo, cafeteiras, fritadeiras, torradeiras e panelas elétricas no geral são eletroportáteis de alto consumo, logo, seus plugues foram feitos para tomadas 20A. Por outro lado, um mixer, liquidificador ou batedeira são eletros de baixo consumo, logo, precisam apenas da tomada 10A.

Mas, você notou que todos esses aparelhos que falamos, são usados em um mesmo ambiente? No caso, em cozinhas. É por isso que as tomadas flex têm chamado a atenção de profissionais que especificam projetos elétricos, já que são muito mais funcionais em espaços que geram essa necessidade de tomadas 10A e 20A o tempo todo, no dia a dia.

Em resumo, uma tomada flex permite o uso de aparelhos de alto e baixo consumo em uma mesma tomada, que aceita tanto plugues para 10A quanto 20A.

💡 Sobre este tema, temos um conteúdo aqui no blog sobre voltagem e amperagem, super completo, que ajuda a embasar a questão das tomadas 10A/20A e sua aplicabilidade.

E quando não vale a pena usar uma tomada flex?

Somente em ambientes em que você tenha certeza que o usuário não vá usar nenhum aparelho de alto consumo.

Por exemplo, em escritórios em casa (home office), dificilmente uma tomada 20A, pois os computadores, notebooks, carregadores em geral, luminárias e outros acessórios, são eletrônicos de baixo consumo e exigem apenas uma tomada 10A.

Por isso, na hora de especificar os tipos de tomada, a decisão vai depender muito dos hábitos de cada cômodo. Geralmente, cozinhas e banheiros necessitam mais de tomadas flex do que os demais. E, em ambientes corporativos, além destes, considerar também os espaços de café.

Onde achar soluções com tomada flex?

Aqui na QTMOV, você encontra opções com configurações de tomadas flex.

Uma dica especial é contar com as torres de tomada para isso, já que são soluções tão versáteis quanto as próprias tomadas flex nelas. Além disso, as torres se encaixam na maioria dos projetos, do residencial ao corporativo, da cozinha aos escritórios.

Então, flexibilidade de instalações é uma vantagem que você vai levar em qualquer projeto elétrico que fizer, além de fazer a diferença no dia a dia dos seus clientes.

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis