Os erros na cozinha planejada podem ser tão óbvios que você vai até “rir” em não ter reparado neles, ainda. São detalhes no dia a dia das pessoas que irão usar o ambiente, mas que fazem toda a diferença para elas e agregam o grande diferencial em seu projeto.
Estamos falando sobre pontos de tomadas, ordenação da cozinha e iluminação da bancada. Pega essas dicas:
1 – Escassez de tomadas e instalação em pontos errados
O primeiro erro está na escassez de tomadas na cozinha. Isso porque estamos falando de um ambiente que, naturalmente, recebe muitos eletrodomésticos e eletroportáteis diferentes, em grande volume.
Por exemplo, só nos básicos (aqueles que praticamente todos tem em uma cozinha), tem: geladeira, fogão, microondas e liquidificador. Mas, hoje já é bem comum encontrar fornos, fritadeiras e eletrodomésticos dos mais variados tipos.
Ou seja, no mínimo, é preciso ter cinco pontos de tomada em uma cozinha, sendo que a maioria já vai ter uso fixo em eletrodomésticos de uso constante.
Porém, outra questão é sobre a escolha dessas tomadas e onde colocá-las. Veja algumas dicas:
- A cozinha precisa ter, pelo menos, uma tomada 20A, pensando em eletroportáteis que exigem mais potência, como uma fritadeira, por exemplo;
- Evitar colocar tomadas de bancada muito próxima ao fogão/cooktop ou da pia, que são áreas de risco por contato com calor e umidade;
- Invista em tomadas para embutir em móveis, assim é possível levar pontos mais estratégicos e acessíveis ao uso.
Nós temos alguns guias, aqui no blog, que vão ajudar — e muito — com essa parte de conectividade em seu projeto de cozinha. Olha só:
- Tomada para bancada de cozinha: como escolher
- Tomada para granito e outras pedras: solução prática e fácil de instalar
2 – Não pensar no sentido de processo de produção na cozinha
O “sentido de processo de produção” em uma cozinha nada mais é do que o fluxo que as pessoas costumam usar, naturalmente, para cozinhar. Ou seja: retirar o alimento da geladeira ou armário/dispensa. Então, usar a bancada ou pia para o preparo. Depois, o cozimento.
Logo, a melhor forma de deixar esse “sistema” mais fluido é, justamente, organizar os móveis e eletrodomésticos em seções. Pega a dica:
- Armazenamento: despensa, geladeira e freezer;
- Higienização e preparo: pia, lava-louças e bancada de preparos;
- Cozimento: fogão, forno, microondas
E essa ordem pode ser feita em vários tipos de cozinha, seja ela linear, triangular ou em “U”.
3 – Esquecer da iluminação entre a bancada e o armário aéreo
Geralmente, as cozinhas possuem armários aéreos em cima da bancada de preparo e da bancada da pia. Sendo assim, um dos piores erros na cozinha planejada é não colocar iluminação nessa parte.
O que irá acontecer, na prática, é que o local onde o usuário irá manusear os alimentos e a louça vai ficar mais escuro por conta da sombra dos armários. Com o tempo, isso irá incomodá-lo a ponto da cozinha ser desconfortável.
Então, aposte em LEDs para colocar na base dos armários ou na linha onde acontece o encontro do móvel com a parede.
Conclusão
Para levar mais conforto, praticidade e conectividade ao seu cliente, lembre-se: não cometa esses erros na cozinha planejada, sempre pense estrategicamente nas tomadas, na disposição dos móveis e eletrodomésticos e na iluminação da bancada.