InícioPara o seu projetoO que é USB-C? Conheça as vantagens e como funciona essa opção!

O que é USB-C? Conheça as vantagens e como funciona essa opção!

Ainda entendendo o que é USB-C? Tudo bem, afinal, é uma solução que está dominando o mercado a cada ano que passa, prestes a se tornar um padrão universal. Por isso, está cada vez mais presente em smartphones, tablets, notebooks e outros eletrônicos.

O que é USB tipo C e benefícios de seu uso

Também conhecido como USB Tipo-C, é um modelo que surgiu para facilitar o dia a dia não só dos usuários, mas também dos fabricantes de eletrônicos. Entre os benefícios, os principais, são:

  • Transmissão em um único cabo: a transferência de dados e o carregamento são feitos pelo mesmo cabo;
  • Reversível: não existe mais um “lado certo” para conectar nos dispositivos, já que ele pode ser encaixado de qualquer lado, tornando o seu uso ainda mais prático;
  • Conector simétrico e simplificado: o formato “achatado” fez com que o USB-C possa ser usado em qualquer orientação, sem precisar fazer o encaixe certo dos lados;
  • Durabilidade: os USBs-Tipo C suportam até 10 mil ciclos de conexão, em média. Por isso, duram mais que as versões anteriores. Além disso, o seu formato simétrico também ajuda a conservar o conector por mais tempo, já que o usuário faz o encaixe com mais facilidade, sem agredir o material;
  • Velocidade: em comparação aos tipos de USBs anteriores, esse faz transferências com uma rapidez bem maior, alcançando até 20 GBp/s;
  • Carregamento turbo: para dispositivos compatíveis com a tecnologia Power Delivery Charging (PD Charging) , o USB-C pode fazer com que o carregamento aconteça com até 100W de potência.
  • Versatilidade entre conexões: esse tipo de USB não é feito apenas para transmissão de dados e carregamentos de smartphones e outros dispositivos móveis. Por exemplo, ele pode, até mesmo, dispensar o uso de conectores HDMIs e conectar um desktop ao seu monitor.
  • Universal: com o passar dos anos, cada vez mais os USBs anteriores são substituídos pelo Tipo-C. A ideia é que, em breve, ele se torne o padrão universal.

Uma nova forma de utilizar cabos de transmissão

O carregamento e transmissão de dados para smartphones e tablets é a primeira funcionalidade que pensamos ao falar no USB-C. Mas, como mencionamos, ele é mais que isso, justamente por ser adaptável a diversas funcionalidades e dispositivos.

Algumas marcas, como a Apple, já fabricam seus notebooks com porta USB-C. Isso significa que você não se limita mais ao carregamento apenas com o carregador vindo de fábrica, já que o mesmo cabo USB-C que alimenta o seu celular, pode carregar seu notebook.

Além disso, também é possível conectar monitores e outros periféricos em seu desktop ou notebook, sem precisar ter um cabo diferente para cada conector.

Vem novidade por aí!

E aí, achou interessante o USB-C? Então, aguarde — e acompanhe o nosso blog semanalmente — que vem novidade da QTMOV para as nossas soluções em soluções de conectividade elétrica e dados para móveis.

Enquanto isso, você que é lojista ou revendedor de soluções para carregamento, conheça os tipos de USBs que oferecemos no momento e leve um catálogo com mais opções para o seu cliente.

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis