InícioPara o seu projetoTipos de USB que existem e como não errar na escolha

Tipos de USB que existem e como não errar na escolha

Para falar sobre tipos de USB, dividimos esse conteúdo em três partes.

Você vai ver que a primeira fala sobre conectores, ou seja, o “encaixe” que recebe o USB, que possui três versões até então.

Depois, um pouco sobre os plugues, que existem nos mais variados formatos e podem até confundir quanto a compatibilidade com as versões da USB.

Por fim, as potências de carregamento, já que nem todos os USBs fazem transferência de dados também, alguns são usados exclusivamente para a alimentação de dispositivos.

Confira!

Conectores

Abaixo, todos as versões dos conectores USB que existem hoje:

USB 1.0

Também conhecido como USB original, a versão 1.0 existe desde 1996 e teve correções relacionadas à hubs em 1998 com a versão 1.1. Com ou sem melhorias, a velocidade sempre foi a mesma, com uma taxa de transferência de até 12 MB/s. Atualmente, é raro ver a venda de aparelhos ou cabos que utilizam essa versão.

USB 2.0

Já nos anos 2000 chegou a versão 2.0, com um potencial bem maior do que o USB original: 40 vezes mais rápido na transferência de dados. Com uma média de 60 MB/s, os conectores também são compatíveis com a versão 1.1, porém a velocidade reduz.

É interessante mostrar que foi com o USB 2.0 que surgiram os plugues mini e micro, que vemos em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

USB 3.0

A USB 3.0 veio em 2008, com uma taxa de transferência de 5GB/s, tão superior à versão 2.0 — 10x mais! — que chegou a ser chamada de USB Super Speed. Além disso, a USB 3.0 deixou de fazer a transmissão em uma única via como as versões anteriores e passou a enviar e receber dados ao mesmo tempo.

Já em 2013, essa versão recebeu uma atualização, a USB 3.1, que recebeu o dobro de capacidade de transferência, passando para 10GB/s, entre outras melhorias.

Outro ponto é que as USBs 3.0 se diferenciam visualmente das anteriores por terem a cor azul no interior das conexões (geralmente). Assim, não tem como confundir as versões. Ainda, os conectores e plugues apresentam a sigla SS, para mostrar que se trata de uma USB  Super Speed.

Plugues

Agora, um pouquinho sobre os tipos de plugues USB:

  • USB-A: o primeiro e mais comuns, encontrados em pendrives.
  • Mini-A: com um formato de trapézio e cinco pinos de contato, encontrado em cabos usados em dispositivos para a transferência de dados. Era mais usado em celulares que vieram antes da versão micro-A existir.
  • Micro-A: também com cinco pinos de contato, mas bem menor do que o modelo anterior. É mais usado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
  • USB-B: seu plugue tem um formato mais “quadradinho”, muito encontrado em impressoras, scanners e outros dispositivos ligados a um computador.
  • Mini-B: muito parecido com o Mini-A, porém o formato é mais retangular.
  • Micro-B: é o menor de todas as USB-Bs, também mais usado em smartphones e tablets.
  • USB-C: mesmo tamanho do anterior, porém com os cantos arredondados e corpo mais “achatadinho”. É o que mais tem pinos internos, 24 ao todo. Veio para facilitar a conexão entre smartphones ou dispositivos como TVs, computadores e mais. Além disso, sua capacidade de transferência também é mais rápida.

Abaixo, uma ilustração que resume bem como são os formatos e que como eles se relacionam com as versões 2.0 e 3.0:

Ilustração dos tipos de USBs
Fonte: You LiveUpdate

Curiosidade

Como você notou na imagem anterior, são muitos formatos de plugues que existem atualmente, não é?

Esse tanto de diferenças causa confusão no consumidor tanto na hora da compra, quanto durante o uso, já que fica aquele “tanto” de cabos USB em casa para ter um compatível com cada dispositivo. Além disso, também é um fator que contribui para uma maior geração de lixo eletrônico.

Para resolver o problema, a Comissão Europeia está com uma proposta de unificação dos carregadores USBs, para que todas as empresas passem a usar o tipo C até 2023. Isso inclui smartphones, tablets, caixas de som, fones de ouvido, consoles de games e câmeras.

Potência de carregamento

Vale a pena lembrar que nem sempre a USB faz o papel de transferência de dados, em muitos casos ela está em um dispositivo apenas para fazer o carregamento. É o exemplo das nossas caixas e torres de tomadas com USBs, que foram feitas para levar mais pontos de alimentação de aparelhos em um ambiente, como smartphones e tablets.

Sendo assim, quando falamos em potência de carregamento, é o quão rápido uma USB consegue alimentar um dispositivo. Para isso, temos duas opções:

Caixa de USB da QTMOV em uma mesa preta.
Fonte: QTMOV

  • 3.0 A: é a opção mais potente para alimentação, inclusive as nossas torres de tomadas trazem essa tecnologia, seja nas versões manuais ou automáticas. Abaixo, um exemplo bem legal para entender como funciona:

Conclusão

Esse guia vai ajudá-lo a escolher produtos que utilizem os USBs, seja para carregamento ou transferência de dados. Nunca se esqueça de verificar a versão e a potência de carregamento.

Além disso, uma dica útil é ver quão compatível é o plugue de um cabo USB com outros dispositivos.

Agora, para escolher e comprar nossas caixas e torres, fica a dica final: neste link você pode ler mais sobre os conectores disponíveis para essas soluções, entre USBs, tomadas e mais.

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis