A arquitetura corporativa tem o foco na criação de ambientes funcionais e confortáveis, sem abrir mão de um visual que condiga com os valores da empresa em questão, que caracteriza o espaço com a cultura organizacional do grupo.
Esse conceito nasceu quando se percebeu que o ambiente em que o colaborador se encontra tem total influência em seu desempenho no trabalho. Por exemplo:
- promove a produtividade, ao levar mais praticidade e foco através da escolha certa da composição de um ambiente;
- melhora a qualidade de vida das pessoas enquanto estão no trabalho, ao levar mais conforto para o seu dia a dia;
- com pessoas mais felizes e dispostas com o espaço, a colaboração entre eles é mais natural;
- aumenta a vontade de querer ir ao trabalho, pois um ambiente harmonioso, confortável e funcional alivia a jornada de horas por dia de cada colaborador.
Em resumo, é como os projetos residenciais, onde você precisa pensar em uma forma de atender as necessidades de todos os moradores do local. Só que nesse caso, o desafio é entender as necessidades de todos os colaboradores e tentar, da melhor forma possível, atendê-las por completo.
Entretanto, alguns desafios já são de senso comum e sempre se repetem em todos os projetos. Veja:
Transmitir a cultura organizacional para o espaço de trabalho
É preciso mergulhar nos valores, atividades e pessoas de uma empresa para conseguir desenvolver uma identidade que faça com que todos sintam que o ambiente é uma extensão física da essência da empresa.
Por exemplo: você precisa criar um espaço tradicional ou inovador? A energia dos ambientes deve ser formal ou alegre? A tecnologia deve estar em todos os detalhes ou precisa ser algo mais rústico? Deve estimular a criatividade em qual grau?
Em suma, é necessário um briefing bem detalhado para mergulhar nas características da empresa e das pessoas envolvidas. A partir disso, começar a traçar seu projeto.
Conforto e funcionalidade são prioridades mesmo nos detalhes
É claro que o ambiente em si precisa ser pensado para ser confortável e funcional, como o tipo de piso, as cores da parede, o cantinho do café e do descanso, entre outros. Mas, em pequenos detalhes, também é possível aumentar muito a qualidade de vida do colaborador:
Conectividade em todos os cantos: tudo o que fazemos, hoje, é com um dispositivo na mão. Ou seja, o colaborador precisa ter perto de si conectores como USBs e tomadas, para ligar todos os seus periféricos sem grandes esforços.
Além disso, um item que está sendo muito usado em ambientes corporativos são os carregadores por indução, muito fáceis e práticos de usar.
👉 Conheça algumas soluções de conectividade para embutir nos próprios móveis!
Ergonomia em móveis: os colaboradores passam boa parte do dia na empresa, então eles precisam estar confortáveis com o corpo para estarem bem.
Sendo assim, a escolha das cadeiras e mesas são essenciais, a começar pelos níveis de regulagem, que precisam atender a todas as estaturas possíveis.
Iluminação agradável e regulável: nada de apenas uma opção de iluminação, disponibilize cores frias, quentes e um dimmer para que os próprios colaboradores escolham o tipo de iluminação que precisam em determinadas situações.
Conclusão
O mais importante em um projeto de arquitetura corporativa é mergulhar com vontade na cultura da empresa, entender a sua essência e transmitir isso para o ambiente. Além disso, valoriza a riqueza nos detalhes, já que um simples item pode fazer toda a diferença na vida do colaborador.