InícioAmbientes PlanejadosArquitetura Corporativa: o que priorizar em seu projeto

Arquitetura Corporativa: o que priorizar em seu projeto

A arquitetura corporativa tem o foco na criação de ambientes funcionais e confortáveis, sem abrir mão de um visual que condiga com os valores da empresa em questão, que caracteriza o espaço com a cultura organizacional do grupo.

Esse conceito nasceu quando se percebeu que o ambiente em que o colaborador se encontra tem total influência em seu desempenho no trabalho. Por exemplo:

  • promove a produtividade, ao levar mais praticidade e foco através da escolha certa da composição  de um ambiente;
  • melhora a qualidade de vida das pessoas enquanto estão no trabalho, ao levar mais conforto para o seu dia a dia;
  • com pessoas mais felizes e dispostas com o espaço, a colaboração entre eles é mais natural;
  • aumenta a vontade de querer ir ao trabalho, pois um ambiente harmonioso, confortável e funcional alivia a jornada de horas por dia de cada colaborador.

Em resumo, é como os projetos residenciais, onde você precisa pensar em uma forma de atender as necessidades de todos os moradores do local. Só que nesse caso, o desafio é entender as necessidades de todos os colaboradores e tentar, da melhor forma possível, atendê-las por completo.

Entretanto, alguns desafios já são de senso comum e sempre se repetem em todos os projetos. Veja:

Transmitir a cultura organizacional para o espaço de trabalho

É preciso mergulhar nos valores, atividades e pessoas de uma empresa para conseguir desenvolver uma identidade que faça com que todos sintam que o ambiente é uma extensão física da essência da empresa.

Por exemplo: você precisa criar um espaço tradicional ou inovador? A energia dos ambientes deve ser formal ou alegre? A tecnologia deve estar em todos os detalhes ou precisa ser algo mais rústico? Deve estimular a criatividade em qual grau?

Em suma, é necessário um briefing bem detalhado para mergulhar nas características da empresa e das pessoas envolvidas. A partir disso, começar a traçar seu projeto.

Conforto e funcionalidade são prioridades mesmo nos detalhes

É claro que o ambiente em si precisa ser pensado para ser confortável e funcional, como o tipo de piso, as cores da parede, o cantinho do café e do descanso, entre outros. Mas, em pequenos detalhes, também é possível aumentar muito a qualidade de vida do colaborador:

Conectividade em todos os cantos: tudo o que fazemos, hoje, é com um dispositivo na mão. Ou seja, o colaborador precisa ter perto de si conectores como USBs e tomadas, para ligar todos os seus periféricos sem grandes esforços.

Além disso, um item que está sendo muito usado em ambientes corporativos são os carregadores por indução, muito fáceis e práticos de usar.

👉 Conheça algumas soluções de conectividade para embutir nos próprios móveis!

Ergonomia em móveis: os colaboradores passam boa parte do dia na empresa, então eles precisam estar confortáveis com o corpo para estarem bem.

Sendo assim, a escolha das cadeiras e mesas são essenciais, a começar pelos níveis de regulagem, que precisam atender a todas as estaturas possíveis.

Iluminação agradável e regulável: nada de apenas uma opção de iluminação, disponibilize cores frias, quentes e um dimmer para que os próprios colaboradores escolham o tipo de iluminação que precisam em determinadas situações.

Conclusão

O mais importante em um projeto de arquitetura corporativa é mergulhar com vontade na cultura da empresa, entender a sua essência e transmitir isso para o ambiente. Além disso, valoriza a riqueza nos detalhes, já que um simples item pode fazer toda a diferença na vida do colaborador.

QTMOV
Marca de produtos da Dutotec Industrial. São mais de 70 soluções de conectividade elétrica, que agregam mais valor tanto ao mobiliário residencial quanto ao corporativo..
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Imperdíveis