O LED na cozinha é uma solução que une a praticidade ao bom gosto, proporcionando a iluminação ideal para o preparo das refeições. Apesar de amplamente difundido, ainda desperta dúvidas sobre como usar em um projeto decorativo.
Pensando nisso, você pode tirar suas dúvidas sobre como usar LED na cozinha, além de encontrar recomendações para sua integração com o projeto decorativo e a iluminação do restante da casa, acompanhe:
Funcionalidade e o conforto com LED na cozinha
As tarefas cotidianas na cozinha demandam uma boa iluminação. Para isso, é preciso pensar em focos de luz além do principal (no teto), de forma uniforme e na medida certa para não gerar desconforto nem pela falta e nem pelo excesso.
Mas, não basta apenas incluir uma luz forte para a iluminação geral? Bom, isso pode ser suficiente, entretanto, é possível explorar muitas outras possibilidades ao incluir luzes que atuem como ornamentos decorativos ou destaques.
Importância do planejamento de tomadas
Quanto mais pontos de luz em um ambiente, mais importante é o planejamento de tomadas. No caso de instalar LEDs na cozinha, você vai ver que, dependendo do local onde ele ficar — como na parede da bancada, por exemplo — vai comprometer o uso de alguma tomada. Ou mais.
Por isso, já indicamos de antemão que você veja o nosso guia para a escolha de tomadas para bancada de cozinha. Pois, essa é uma forma de garantir a acessibilidade dos moradores a tomadas e USBs enquanto usam o espaço, sem serem prejudicados pela instalação da iluminação.
Melhor local para colocar LED na cozinha
Em geral, os melhores locais para colocar as luzes LED na cozinha podem variar conforme o seu objetivo de iluminação. Por exemplo: a iluminação geral pode ser feita no teto, utilizando o acabamento em gesso para esconder a fita e ainda dar um acabamento mais elegante ao ambiente.
Além da iluminação de teto, você ainda pode querer destacar uma área específica na cozinha, como a bancada, onde prepara os alimentos ou a mesa onde faz as refeições.
Cores de LED que mais combinam com cozinhas
Para decidir, pense na sensação que deseja explorar nesse ambiente. Com o branco quente, é possível criar uma cozinha com atmosfera mais aconchegante para momentos intimistas.
Já o banco frio, é mais indicado para quem deseja uma cozinha clean, proporcionando um ambiente claro e moderno utilizando uma iluminação mais funcional.
Se o seu cliente é do tipo de anfitrião que gosta de receber convidados em grande estilo, pode se interessar pelo perfil de LED RGB, que além da cor branca, pode oferecer uma ampla variedade de tons que mudam por controle remoto ou aplicativo no celular.
Outros pontos de iluminação
As luzes LED podem compor a decoração da cozinha de diversas formas, e é certo que uma iluminação mais decorativa pode subir o nível das suas refeições nesse espaço.
É possível criar uma composição de luzes LED bonitas e funcionais para a cozinha, basta seguir essas dicas:
- escolha o tipo de LED com base no estilo da decoração da sua cozinha;
- considere incluir luzes decorativas nos nichos e prateleiras;
- procure espalhar diferentes pontos de luz na cozinha, variando a cor da iluminação.
Com essas dicas, seu projeto vai ficar ainda mais elegante e você consegue evitar esses erros na cozinha planejada. 💡