Nem sempre o apartamento do seu projeto terá um cômodo sobrando para montar aquele escritório lindo para seu cliente. Mas, quem disse que não dá para fazer um espaço elegante e confortável ao alocar o escritório na sala?
Pois, essa é a solução que muitos designers e arquitetos estão propondo para pessoas que trabalham em home office, mas precisam otimizar o espaço para conseguir o seu cantinho dos sonhos.
E para criar esse ambiente, algumas dicas são bem importantes para ajudá-lo. Olha só:
1 – Use prateleiras em vez de racks e painéis tradicionais
Os racks e painéis de TV, apesar de serem peças elegantes para um ambiente, possuem menos espaço para organização de itens do que as prateleiras.
Por isso, ao unir a sala e o escritório em um só, é interessante que o móvel da TV também tenha compartimentos para exibir livros e outros itens ligados a um ambiente de trabalho.
2 – Evite usar o mesmo móvel da TV para o computador
Não é difícil encontrar projetos em que a bancada da TV é a mesma do notebook/computador, para aproveitar o espaço da mesma parede. Em suma, é uma ideia bem interessante sim, já que cumpre o seu papel em otimizar o espaço.
Porém, uma reclamação comum de quem trabalha em casa é, justamente, em tentar separar o espaço de trabalho do ambiente de lazer. Então, sempre que possível, fuja de fazer essa junção de móveis.
Ou seja, tente colocar a TV e o móvel do computador em cantos opostos no ambiente.
3 – Coloque conectividade nos móveis
Para um ambiente ser confortável, prático e funcional, nada melhor do que facilitar a conectividade dos usuários em qualquer cantinho que ele estiver. Ou seja, disponibilizar tomadas e USBs em lugares estratégicos, para que as pessoas possam conectar o aparelho que quiserem, sem dificuldades.
Para isso, existem soluções muito mais inteligentes do que colocar espelhos nas paredes: você pode incluir esses acessos nos próprios móveis! Veja alguns exemplos:
Para conhecer as opções da imagem acima, temos dois conteúdos completos aqui no blog que falam sobre elas, confira:
- Para estofados: 2 modelos de tomada com USB para sofá + BÔNUS
- Para mesa: Escritório Home Office: o que não esquecer no seu projeto?
4 – Priorize cores neutras e que tragam tranquilidade
Geralmente, as cores escolhidas para um escritório e uma sala são diferentes. Isso porque, em um, queremos tons que ajudem a ter foco e concentração, como azul, verde e branco. No outro, precisamos agregar a sensação de conforto, através de tons terrosos e cores como marrom, creme e amarelo.
Então, como unir o melhor dos dois mundos em para criar um escritório na sala?
Bem, o ideal é fazer a combinação dos dois! Por exemplo, uma estratégia interessante são as paredes em um verde mais clarinho, ou um verde-musgo, com os detalhes do ambiente em marrom e tons chocolate.
👉 Curiosidade: quando lançamos a nossa linha chocolate, falamos um pouco sobre a tendência dessa cor nas decorações.
5 – Pense em todos os tipos de iluminação
Por fim, um ambiente bem iluminado, além de mais aconchego e bem-estar, também passa a sensação de expansividade. Ou seja, de que o espaço é maior do que parece. Para isso, é preciso cuidar com duas fontes:
- A de luz natural: entender os pontos do dia em que o ambiente recebe mais luz, não bloqueá-la com móveis e pensar em cortinas que façam a difusão necessária.
- Pontos de luz pelo ambiente: além da central, pense também em iluminação indireta (para descanso) e iluminação de foco (perto do espaço de trabalho).
Nós temos um conteúdo sobre iluminação no quarto, que também pode ser útil para um escritório na sala, já que as dicas são aplicáveis em ambos ambientes!
Gostou das soluções em conectividade que apareceram neste texto? Visite nosso site e conheça nosso catálogo!